No primeiro mês de fiscalização mais coercitiva na cidade, os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) realizaram mais de 2.100 autuações somente em agosto de 2021. Segundo os dados da autarquia, os motociclistas foram os mais imprudentes e infringiram as normas do trânsito. As autuações chegam a quase 40% de todas as feitas pelos agentes de trânsito, mês passado.
O número de autuações também cresceu de um mês para outro. Em julho, foram 382 multas aplicadas contra 2.151 registradas em agosto. O coordenador de Operação e Fiscalização de Trânsito (COFT) da SeMOB, Elias Jardim, explica que no primeiro semestre, a ação da fiscalização de trânsito foi mais educativa e menos coercitiva.
“A partir de agosto, a fiscalização está sendo mais coercitiva”, explicou o coordenador do COFT. Apesar disso, a expectativa é que os condutores se conscientizem e obedeçam as regras do trânsito, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e evitem autuações. Segundo ele, as fiscalizações estão sendo feitas por meio de rondas e de denúncias de usuários nos canais de atendimento da SeMOB, como Twitter, Instagram, Facebook, site e telefone.
Fiscalizações – As ações coercitivas seguem em setembro. Só no primeiro dia deste mês mês, na quarta-feira, foram mais 47 autuações somente nas ruas Coronel Fontoura, Felix Roque e Rua do Aveiro, na Cidade Velha, por estacionamento indevido. Fora isso, estão sendo fiscalizadas e havendo autuações em outras vias localizadas em vários bairros, como na avenida Rômulo Maiorana, por estacionamento em cima do canteiro central; na rua Antônio Baena, por estacionamento em cima da calçada; avenida Brás de Aguiar, com orientação de condutores parados em fila dupla e autuação dos veículos sem condutor presente; avenida Nazaré, com orientação pra coibir a fila dupla e dar fluidez ao trânsito.
Na rua dos Mundurucus, veículos estão sendo autuados por estacionamento na calçada e na ciclofaixa. Na travessa 14 de abril, veículos autuados por estacionar na calçada. Na travessa Lomas Valentina, a infração com autuação é por estacionamento irregular, principalmente, em ciclovia. Já na avenida Visconde de Inhaúma , veículos autuados por estacionamento no canteiro central.
Também já houve autuação na travessa do Chaco, por estacionamento irregular; na Avenida Arthur Bernardes, por estacionamento na ciclofaixa, próximo a Miramar; na avenida José Bonifácio, por estacionamento na ciclofaixa e na calçada; na rua Antônio Barreto, por estacionar em fila dupla, prejudicando a fluidez na via. Na rua Coronel Fontoura, além de vários veículos autuados, houve recolhimento de cones que guardavam vagas de estacionamento.
Imprudência – Apesar das autuações a veículos por estacionamento irregular, os motociclistas são os campeões em multas da SeMOB, em agosto. O mês fechou com 2.151 autuações, dos quais, 791 foram aplicadas a motociclistas, ou seja, 36,77% do total de multas. As infrações foram as mais variadas, com predominância para conduzir motocicleta sem capacete, com 433 autuações. O coordenador Elias Jardim informou que é uma infração gravíssima, segundo o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passíveis do recolhimento do documento de habilitação como medida administrativa e a penalidade é multa de R$ 293,47, 7 ponto da CNH e a suspensão do direto de dirigir.
Segundo Elias Jardim, também houve aplicação de multa por transportar passageiro sem capacete; retorno indevido por cima da faixa de pedestre; transportar criança menor de 7 anos e sem observância às normas de segurança estabelecidas pelo CTB; uso de capacete sem os óculos de proteção tanto do condutor como do carona; transportar passageiro fora do assento e usar calçado que não se firme no pé que comprometa a utilização dos pedais, como sandália de dedo, por exemplo.
Ranking – Em agosto de 2021, além das infrações de motociclistas que ficaram no topo, dirigir manuseando, segurando e falando ao celular ocupou a segunda colocação com 118 multas, seguido de estacionamento no passeio, com 113; estacionar em fila dupla, com 91 autuações; transitar e estacionar em ciclofaixa com 60 e 21 autuações, respectivamente.
Texto: Rosângela Gusmão.
Foto: Ascom SeMOB.