Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Motociclistas são alvo de campanha por trânsito mais seguro

c
c

Em continuidade às ações da Prefeitura de Belém em alusão ao Movimento Maio Amarelo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) marcou presença na manhã desta terça-feira, 16, na avenida Cipriano Santos com ações de conscientização e segurança no trânsito voltadas aos motociclistas.

Agentes de trânsito, fiscais de transporte e educadores de trânsito da Semob abordaram motociclistas e mototaxistas com distribuição de panfletos educativos e orientações sobre os cuidados que devem ser tomados ao pilotar motos, sobre a utilização do capacete de segurança e transporte regular de passageiros.

Anteriormente como ambulante na Feira do Guamá, Silvana Pereira atua há dois anos como mototaxista em um ponto de mototáxi legalizado, localizado na Cipriano Santos e diz que sempre faz uso do capacete de segurança em suas viagens. “Além de ser obrigatório, o capacete resguarda também a nossa segurança. Por isso ele é um item indispensável nas corridas, tanto para mim como piloto, quanto para os passageiros”, pontua.

A chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, alerta para a importância dos itens de segurança que o motociclista deve adotar, como roupas e calçados adequados, capacete e atenção à sinalização de trânsito. “Quando estão utilizando a moto como meio de transporte, algumas pessoas agem como se ela fosse uma bicicleta melhorada, mas não é. A motocicleta é um meio de transporte motorizado e por isso a atenção deve ser redobrada ao utilizá-la”, alerta Tatiane.

Pilotar moto sem o capacete figura entre as cinco infrações mais cometidas por condutores imprudentes em Belém. Ficando atrás apenas de infrações mais abrangentes como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e estacionamento irregular. O autônomo Waldy Wagner usa a moto como meio de transporte desde os 18 anos e hoje, aos 48, orgulha-se de nunca ter se envolvido em acidentes de trânsito. “A moto é um veículo em que podemos nos locomover de forma mais ágil no trânsito, mas mesmo assim ficamos muito vulneráveis em nos machucar em caso de acidentes. Por isso, eu acredito que todo cuidado é pouco para nos manter seguros e podermos retornar com segurança para nossa família”, avalia.

As ações da Prefeitura de Belém voltadas aos motociclistas continuam ainda esta semana dentro da programação do Prefeitura no Bairro, que nos dias 17, 18 e 19 de maio ocorrerá no bairro do Tapanã.

Já no dia 22, a Semob ministrará palestra educativa aos oficiais da Aeronáutica. No dia 23 o órgão realiza ação educativa em escola, dia 24 a ação ocorrerá nos coletivos, dia 25 está marcada uma blitz educativa com foco no estacionamento irregular no Ver-o-Peso e, nos dias 26 e 27, a Semob encerra a programação do Movimento Maio Amarelo com uma ação conjunta com a OAB/PA e Parque Shopping, de combate ao uso irregular de vagas especiais.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Fernando Sette – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais