Para oferecer à população um serviço de transporte alternativo cada vez mais qualificado e seguro, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, promoveu a qualificação de 95 motoristas autônomos do distrito de Icoaraci. O curso, que foi iniciado no último dia 25, atendeu motoristas de cinco cooperativas do distrito, todos habilitados na categoria D, que permite dirigir vans e micro-ônibus. A entrega dos certificados de conclusão aconteceu nesta quarta-feira, 02.
“A Prefeitura está ofertando uma ótima oportunidade, dando incentivo aos motoristas. Acho importante por ser um reconhecimento do trabalho da categoria”, afirmou o motorista André Leandro Albuquerque, de 36 anos.
Além da Semob, o curso contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que abordou a temática das relações interpessoais dos prestadores de serviço com os usuários do sistema; e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que enfatizou a importância do cooperativismo.
“O curso veio em boa hora, foi gratificante participar. E, o que nos deixou ainda mais entusiasmados, foi a aproximação da Semob com a categoria. A atenção que estão nos dando era algo que já buscávamos. Hoje, a Semob não é mais vista por nós como algo que dá medo e sim como uma aliada que busca trabalhar de forma correta e espera a regulamentação”, destacou o motorista Alex Arllen Pinheiro, de 34 anos.
De acordo com a titular da Semob, Maisa Tobias, a participação dos motoristas durante o curso foi considerada bastante produtiva e os condutores demonstraram disposição para adequar e padronizar o serviço ao público. “O contexto deste curso é a capacitação profissional dos condutores autônomos para que os passageiros que utilizam esse transporte possam contar com mais qualidade e segurança”, explicou a superintendente.
Com a qualificação dos 95 condutores autônomos em Icoaraci e 91 em Outeiro,– o curso foi encerrado no dia 27 de fevereiro – a Prefeitura de Belém já soma 186 motoristas autônomos capacitados.
Texto: Thiago Barros
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)