Motoristas de transporte alternativo de Outeiro iniciam curso de capacitação

• Atualizado há 9 anos ago
Belém - PA - 21 - 01 - 2016 -- MOBILIDADE- GABINETE DA SEMOB SE MUDA PARA ILHA DO OUTEIRO E PROMOVE GUALIFICAÇÃO PARA MOTORISTA DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR NA ILHA-- FOTO- UCHÔA SILVA/COMUS
 FOTO- UCHÔA SILVA/COMUS

A Prefeitura de Belém deu início nesta quinta-feira, 21, na Escola Bosque, em Outeiro, ao primeiro curso de formação de condutores autônomos de passageiros do distrito. Entre os objetivos principais da ação, coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, está a capacitação de motoristas de vans e micro-ônibus de transporte alternativo que atuam no distrito, para que já possuam qualificação quando o serviço for legalizado.

Motorista de transporte alternativo há cinco anos, o ex-caminhoneiro Luiz Cláudio Minowa, acredita que a formação só irá trazer melhorias aos motoristas e à comunidade de Outeiro. “Dessa forma, tanto o profissional quanto o passageiro poderão contar com maior segurança durante as viagens”, acredita.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo motorista Zenóbio de Souza Vieira, presidente da Cooperativa de Transportes Autônomos da Ilha de Caratateua (COTAIC). Zenóbio diz que a legalização do transporte alternativo de Outeiro já era esperada há muito tempo. “A comunidade cobra muito pela qualidade do transporte alternativo da ilha. A gente reconhece que a prefeitura apoia a gente, apoia o nosso trabalho, mas devido há diversos fatores, nós ainda não conseguimos a legalização. Porém, o simples fato de disponibilizarem uma qualificação aos motoristas, de forma gratuita, é um avanço que deve ser reconhecido”, elogiou.

A demanda pelo curso foi tão grande que extrapolou as 60 vagas anunciadas inicialmente. No total, foram 75 condutores inscritos para o curso de formação de condutores autônomos de passageiros, divididos em duas turmas, uma no período da manhã e outra pela tarde. A carga horária do curso será de 18 horas, com entrega de certificado ao final do curso, na próxima terça-feira, 26. Na grade curricular estão módulos sobre Relações Interpessoais, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Segurança Veicular.

Para que os cobradores do transporte alternativo não fiquem sem qualificação, uma nova turma será formada em breve, focando, principalmente, nas relações interpessoais. “Nós não podemos deixar os cobradores de fora, pois são eles os que mais têm contato com o passageiro. E, por isso, devem prestar atenção não apenas em fazer a cobrança da passagem ou passar o troco, mas também em prestar um atendimento de qualidade”, observa Maisa Tobias, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também