Motoristas de transporte escolar participam do Maio Amarelo

• Atualizado há 10 anos ago

57716_156512Todo condutor tem uma grande responsabilidade ao trânsito. Mas aquele que dirige transporte escolar mais ainda, afinal cabe a ele cuidar de passageiros especiais, entre crianças e adolescentes, confiados a eles por pais que precisam sentir segurança no transporte de seus filhos. Dentro da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, foi promovida, na manhã deste sábado, 23, pela Prefeitura de Belém uma programação com palestras voltadas a motoristas deste segmento, mais uma etapa na melhoria da oferta deste tipo de serviço, regulamentado e fiscalizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

José Orlando Dias é um dos profissionais que abraçaram esta profissão, entre outras coisas porque adora crianças, mas sabe que seus passageiros são especiais. “A gente tem que estar mais atento. Sem contar que, mesmo num trânsito  estressante, temos que estar sempre sorridentes, porque é preciso ter paciência para trabalhar com tanta criança junta”, disse.

José Orlando está em processo de cadastro junto à Semob e apoiou a iniciativa das palestras. “Trabalho há cinco anos no ramo e é importante estar sempre se reciclando e em busca de estar regulamentado”, destacou.

Também experiente na área, Celso Nobre foi outro a estar presente entre os quase 100 motoristas reunidos, entre servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e particulares, como ele. “Há muitos anos trabalho com ônibus escolar no Rego Barros e sei que todo pai, todo responsável, se preocupa com o transporte do seu filho. A Semob se predispor a prestar este serviço à população dá mais segurança a eles e a nós que trabalhamos”, elogiou.

Os motoristas assistiram a uma palestra sobre segurança no trânsito, com Manoel Pinheiro, técnico em segurança no trânsito da SeMOB, e sobre prevenção a acidentes de trabalho com Andréa Rodrigues, coordenadora do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). E o encontro também foi aberto a motoristas não cadastrados, que em breve ganharão mais um prazo para se regularizar junto à Semob. “Existia na SeMOB um cadastro antigo de 106 motoristas. No recadastramento que fizemos apareceram apenas 56, entre antigos e novos no sistema, ou seja, tem muita gente de fora. Vamos reabrir o prazo, porque este é um serviço regulamentado que irá receber uma fiscalização muito maior. Então vamos dar a a chance para que todos os interessados estejam no sistema”, disse diretora de transporte da Semob, Evany Alves.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também