Movimentação tranquila na saída para as ilhas de Cotijuba e Mosqueiro durante o feriadão

A demanda de deslocamento para as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba segue tranquila no feriado prolongado da Semana Santa, em um fim de semana marcado pelo tempo chuvoso.

Para garantir a segurança e a organização dos embarques para as ilhas, os agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fiscalizaram a operação da linha Mosqueiro São-Brás, no terminal localizado na Praça Araújo Martins, e no Trapiche de Icoaraci, de onde sai o navio para Cotijuba.

Frota reforçada na linha Mosqueiro-São Brás

Na manhã deste sábado, 30, quem decidiu enfrentar a chuva para aproveitar o fim de semana em Mosqueiro, foi recompensado com um embarque sem filas, garantido pelo reforço operacional da linha Mosqueiro-São Brás, determinado pela Prefeitura de Belém, por meio da Semob.

O militar Alan Wagner é morador de Mosqueiro e foi até o terminal da linha Mosqueiro-São Brás pelo conforto, junto com a namorada Alicia dos Santos. “Geralmente, eu pego o ônibus ali pelo Castanheira, mas lá já passa lotado e a gente acaba indo em pé, aqui é melhor”, pontuou.

A professora Joana Santos tinha acabado de chegar no terminal e seu único incômodo enquanto aguardava a saída do ônibus era com a chuva. “Eu sempre pego ônibus aqui e é tranquilo”.

Segundo o coordenador de Fiscalização e Vistoria da Semob, Raimundo Rodrigues Neto, neste fim de semana a demanda de usuários está baixa, apesar da grande oferta de transporte, garantida pelo reforço operacional: “Os ônibus estão saindo a cada 20 ou 30 minutos, ontem a fila foi zerada por volta do meio-dia”.

Na sexta-feira, 29, foram realizadas 30 viagens, das 5h às 21h, com aproximadamente 1.260 passageiros embarcados no terminal da linha Mosqueiro-São Brás.

Travessia para Cotijuba

No trapiche de Icoaraci, onde ocorre a travessia para a ilha de Cotijuba, os passageiros tiveram que enfrentar a chuva para comprar a passagem e embarcar na linha municipal da Prefeitura de Belém, que operava com o navio Lady Líria.

Com capacidade para transportar 350 pessoas, a embarcação realizou a viagem das 9h, com 295 passageiros. Na sexta-feira, 29, no mesmo horário, a demanda foi maior, o navio partiu para a ilha de Cotijuba transportando 335 passageiros.

Os estudantes Eunice Lopes e Rafael Orlando decidiram viajar de última hora e se surpreenderam com a agilidade no atendimento. “Foi um atendimento muito bom, eu esperava que fosse um pouquinho mais demorado, mas foi bem rápido. Escolhemos o navio da Prefeitura pelo valor da passagem e pela segurança”, contou Eunice.

Texto:

Lírio Moraes