Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Mudança no cruzamento da Augusto Montenegro já está valendo

62839_192741A interdição no cruzamento da Avenida Augusto Montenegro com Rua da Marinha, no bairro da Marambaia, em Belém, começou a vigorar na tarde de segunda-feira, 01. A alteração, que estava prevista para iniciar logo pela manhã, foi adiada para a tarde para que a área destinada ao retorno e travessia de pedestres recebesse reforço na sinalização, garantindo assim maior segurança aos pedestres e motoristas. A interdição se fez necessária em virtude do avanço nas obras do BRT.

Agentes de trânsito e apoiadores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram desde as primeiras horas da manhã orientando os motoristas e pedestres sobre as novas rotas. A orientação continua até que o bloqueio seja encerrado.

Para a estudante Emanuella Araújo, que aguardava o ônibus para ir à universidade, em umas das paradas instaladas na Rua da Marinha, os possíveis transtornos que a mudança na via podem trazer são justificados por um bem maior. “A mudança está um pouco complicada no início, mas se for por causa do avanço da obra na Augusto Montenegro, nós podemos aguentar”, disse.

De acordo com o agente de trânsito, Miguel Castelo, era esperado que o trânsito no local estivesse mais complicado, o que não ocorreu. “Nós percebemos um ou outro motorista desavisado transitando na contramão, mas estamos desde as 7h na Rua da Marinha prestando toda orientação aos motoristas e pedestres da área”, informou o agente.

Além disso, antes da modificação começar de fato a valer, agentes da Semob realizaram uma viagem teste para verificar se as vias indicadas como desvio atenderiam à demanda de carros particulares e ônibus que passariam a transitar pela área. “Sempre que um desvio desse porte é programado, os agentes de trânsito realizam uma viagem de viatura nas ruas que servirão de desvio. Assim, os próprios agentes podem verificar se é necessário realizar alguma modificação nos desvios propostos”, explicou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

Com a mudança, quem trafegar no sentido Entroncamento – Icoaraci deve seguir pelo contrafluxo da Augusto Montenegro até a Rua C do Gleba, onde acessará a pista que vai rumo ao distrito e, caso queira entrar na rua da Marinha, terá acesso a um retorno alguns metros depois do atual cruzamento que será interditado.

Já quem vier no sentido Icoaraci – Entroncamento continuará com o acesso livre à Rua da Marinha à direita, que passou a ser mão única, mas, caso queira voltar para o sentido Icoaraci, deverá seguir pela Rua da Marinha, depois Rua Maravalho Belo, Rua WE-2, contrafluxo na Augusto Montenegro até a Rua C do Gleba, onde acessará a pista que vai rumo a Icoaraci.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Eliza Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais