Multa Cidadã será lançada nesta sexta-feira,18

58764_163684Uma ação educativa que vai tornar cada um dos cidadãos de Belém corresponsáveis pela fiscalização do trânsito na cidade. Essa é a meta do projeto “Multa Cidadã”, que será lançado pela Prefeitura de Belém nesta sexta-feira,18, durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito 2015, às 9h, no Cine Olympia. Com a Multa Cidadã, cada pessoa que flagrar uma irregularidade de trânsito poderá enviá-la à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, que avaliará a denúncia e, caso atenda aos requisitos, a transformará em uma multa educativa, que chegará até a casa do infrator alertando-o sobre os prejuízos da irregularidade cometida.

A Multa Cidadã é a última etapa de uma campanha de educação no trânsito iniciada em 2013, e que chegou a emitir multas educativas diretamente no trânsito, com educadores da Semob interagindo com condutores. Nesta etapa a notificação é feita de cidadão para cidadão, com a Semob sendo apenas uma intermediária no fluxo dessa informação. A iniciativa  atende ao tema da própria campanha da Semana Nacional do Trânsito deste ano, que convida: “Seja você a mudança no trânsito”.

“Já trabalhamos há bastante tempo as nossas ações educacionais voltadas para a cooperação entre órgão fiscalizador e comunidade, e este projeto só vem corroborar com tudo isso. Trânsito é colaboração, participação, cidadania, sem isso não é possível mudá-lo, transformá-lo em um espaço para todos. Cada um tem que saber o seu papel, cumprir os seus deveres e ser agente de mudança. Com esse trabalho educativo, pretendemos atingir quem ainda pensa individualmente e tentar mudar esse comportamento da nossa cidade. Quem recebe a multa, que não tem natureza punitiva vai pensar duas vezes antes de cometer a infração novamente”, afirma a titular da Semob, Maisa Tobias.

Para gerar uma Multa Cidadã é preciso enviar imagem do veículo infrator com placa visível, data, hora e local do flagrante para o Twitter da Semob (Semob_Bel) com a hastag #multacidada ou enviar os dados para o email contato.semob@belem.pa.gov.br .A imagem será encaminhada para a equipe de agentes educadores que irá avaliar o tipo de infração cometida e dizer qual seria a penalidade caso tivesse sido flagrada por um agente. Ao final vai junto uma proposta de “pagamento” alternativo, sugerindo que a pessoa seja mais prudente, respeite a faixa de pedestre, não estacione na calçada, dependendo da infração. “Isso vem atender a inúmeras demandas que recebemos no Twitter da Semob.  Gente que manda seu flagrante e se frustra ao saber que para gerar a multa é preciso o flagrante do agente de trânsito. Com essa iniciativa mostramos que as regras devem ser seguidas sempre, mesmo quando não há agente no local,  porque uma infração incomoda muita gente”, justifica Maisa Tobias que, durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, também fará uma palestra sobre a importância da cidadania para a mobilidade urbana.

No evento também serão diplomados 500 cobradores de ônibus que passaram pelo curso de formação ministrado pelo Sest-Senat.

Outros eventos:

Até o dia 25 serão realizadas ações educativas nas ruas, palestras, blitz, serviços à comunidade e atividades nas escolas, tudo para chamar a atenção dos cidadãos sobre a importância do papel de cada um para um trânsito melhor.

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado na terça-feira,22, será realizada uma blitz educativa que visa sensibilizar motoristas sobre a importância da bicicleta para a cidade e do respeito a esse tipo de transporte. Nesse mesmo dia, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura do Pará, será realizada uma audiência pública, com os ciclistas da cidade, para ouvir suas contribuições para a expansão do plano cicloviário de Belém.

Na quarta-feira,23, no Teatro Gasômetro, a já conhecida “Turma do Semobinho” vai apresentar uma peça teatral para crianças de diversas escolas da cidade, já iniciando a formação dos futuros condutores, ciclistas e atuais pedestres de Belém.

Na quinta-feira,24, outra audiência pública será promovida para tratar sobre estacionamento rotativo e melhoria do fluxo de trânsito no centro da cidade.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Arquivo-Agência Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)