Navio de cruzeiro holandês atraca em Icoaraci e turistas são recebidos com ações da gestão municipal

Cerca de 800 turistas, a maioria dos Estados Unidos e Canadá, desembarcaram do navio holandês M/S Voledam no porto de Icoaraci, na manha desta segunda-feira, 27. Eles foram recebidos pela equipe da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic), que os aguardava no desembarque para boas vindas e orientações sobre a cidade.

Durante a recepção, os turistas puderam acompanhar a apresentação de um grupo folclórico de carimbó, entrega de materiais promocionais, tiveram acesso ao mapa turístico de Belém Digita com atendimento bilíngue e a um Centro de Atendimento ao Turista itinerante (CAT), no trapiche local.

Segurança

Também foram montadas estruturas para atendimento aos turistas, como aferição de glicemia e massagem relaxante.

Nas proximidades do porto, um trecho da orla de Icoaraci foi interditado para melhor circulação dos turistas.

A segurança da área foi garantida pelos agentes da Guarda Municipal de Belém e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), que atuaram na orientação do tráfego.

Cidade Tendência Para Turismo

De acordo a diretora municipal de Turismo, Ana Santiago, a expectativa é o distrito de Icoaraci receber cada vez mais navios vindos do exterior, já que Belém apresenta um grande salto turístico com a indicação de Cidade Tendência para Turismo em 2022 pelo Ministério do Turismo.

Além disso, há a expectativa de a capital paraense sediar a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-30) em 2025. “Os olhos do mundo estão cada vez mais voltados para a Amazônia e Belém é a porta de entrada”, diz Ana Santiago. “Nessa atual gestão estamos em um árduo trabalho de fomentar nossas culturas e executar obras de grande importância para a cidade, como o projeto Boulevard da Gastronomia e a recente assinatura das obras do terminal hidroviário de Icoaraci, que além de aumentar a capacidade de receber turistas, agrega qualidade de vida à população local, que utiliza o transporte náutico diariamente”, acrescentou Ana.

O navio M/S Voledam fica fundeado em Icoaraci até às 17h desta segunda, 27.

Texto:

Kamila Santos