No terceiro dia de lockdown, estabelecimentos são fechados nos distritos e no centro de Belém

2020.05.09 - PA  - Belém - Brasil: Guarda Municipal fiscaliza o cumprimento do lockdown no centro comercial.
2020.05.09 – PA – Belém – Brasil: Guarda Municipal fiscaliza o cumprimento do lockdown no centro comercial.

Na manhã deste sábado, 9, equipes do Comitê de Segurança Municipal, composto pela Guarda Municipal de Belém, Ordem Pública Municipal e pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), realizaram ações nas feiras do Ver-o-Peso, Jurunas e Terra Firme. Os guardas municipais e fiscais da Ordem Pública encontraram um número considerável de pessoas circulando pelos locais, além de uma quantidade expressiva de vendedores ambulantes, que foram orientados a recolher suas mercadorias e cumprir o decreto que determina o fechamento de atividades não essenciais.
Feirantes receberam orientação sobre a forma correta de proceder para evitar aglomerações durante os atendimentos.
Até o final da manhã, a Guarda recebeu 48 chamadas com denúncias no número 153. Em Belém, 112 estabelecimentos foram fechados e 45 pessoas foram orientadas sobre o uso obrigatório de máscaras. No distrito de Icoaraci, 20 estabelecimentos foram fechados, entre eles dois bares e um cybercafé. No distrito de Mosqueiro, dez estabelecimentos foram fechados, entre eles três barracas de venda de comida na praia.
De acordo com a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso, as fiscalizações vão continuar nas feiras livres enquanto o decreto de lockdown estiver em vigor. “O objetivo é garantir a segurança da população, dando orientação sobre os cuidados sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus. Estamos conversando com os feirantes sobre as medidas necessárias e os padrões sanitários que devem ser seguidos dentro desses comércios que estão autorizados a funcionar”, disse ela.
A coordenadora disse ainda que as feiras do Jurunas e da Terra Firme passaram por um processo de organização. “Ordenamos as duas feiras, retiramos dois caminhões de entulhos, além de bancas que estavam ociosas obstruindo a passagem e acumulando lixo”, informou Elizete.
Lojas – Paralelamente às ações das feiras, equipes da Guarda Municipal fizeram uma força-tarefa de fiscalização de comércios considerados não essenciais nos bairros do Tapanã, Tenoné, Marambaia, Centro, Comércio, Entroncamento e Barreiro e distritos de Icoaraci e Mosqueiro. Os agentes orientaram e explicaram a necessidade de que os estabelecimentos fossem mantidos fechados.
“Até meia-noite de hoje (este sábado) o nosso trabalho é educativo, de orientação, e a partir de amanhã, dia 10, até o dia 17, as fiscalizações passarão a ser mais coercitivas nos locais que são considerados não essenciais e naqueles que têm permissão, como supermercados, farmácias, feiras entre outros, onde será feita a averiguação dos protocolos de segurança”, explicou o inspetor do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal, Manfrine Tadeu.
Manfrine informou que o Comitê de Segurança Municipal vem fazendo orientação educativa desde o dia 20 de março, com a publicação do primeiro decreto municipal que determinou medidas para controle da pandemia de covid-19.
“A nossa intenção não é autuar, mas estamos enfrentando um grande problema com os comerciantes. Os guardas orientam, fecham e no dia seguinte ou até mesmo horas depois o estabelecimento é aberto novamente. Contudo, em caso de descumprimento das exigências do lockdown, amanhã (neste domingo, 10) o estabelecimento poderá ter que pagar multas e sofrer interdição parcial ou total caso haja desobediência”, disse o inspetor. A fiscalização deste sábado contou com um efetivo de 80 guardas municipais de variados grupamentos.
Texto: Thais Veiga
Fotos: Oswaldo Forte