Nova sinalização viária da avenida Senador Lemos garante maior mobilidade e segurança à população

A nova Senador Lemos entregue pela Prefeitura de Belém nesta terça-feira,14, passou por uma reforma completa, em seus 4,5 km de extensão. Por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a avenida recebeu sinalização viária (vertical e horizontal), bolsões de moto, ciclofaixa, estacionamento, faixas de pedestre, de segurança e preferêncial.

A Prefeitura também inaugurou a faixa de pedestre iluminada, um equipamento que visa orientar e promover a segurança na travessia nas faixas de pedestres sem semáforos.

Faixa Iluminada – Essa iluminação direcional para faixa de pedestre é acionada através de botoeiras de ambos os lados da via, que liga a uma sinaleira piscante em um totem, localizado na margem da faixa de pedestre, além de um refletor de LED, que ilumina a sinalização. É instalada com direcionadores de pedestres, em ambos os lados da via.

O novo dispositivo, inaugurado com as obras da nova Senador Lemos, foi implantado na faixa de pedestre, localizada na avenida Senador Lemos, entre as travessas Alferes Costa e São Sebastião, em frente à praça São Sebastião e a igreja com o mesmo nome. Equipamentos semelhantes serão instalados em outros pontos da cidade.

Para o autônomo Luiz Carlos dos Santos Soares, a faixa iluminada é muito importante, pois o fluxo na travessia para a igreja é intenso, principalmente, nas terças-feiras. “Ficou ótimo. É mais segurança para os usuários”, disse, testando a botoeira da faixa iluminada.

Sinalização Semafórica – A Prefeitura de Belém investiu na instalação de anteparos (moldura) e de temporizadores (cronometro) nos semáforos já existentes e implantação de novos equipamentos na avenida Senador Lemos. A avenida ganhou semáforo nos cruzamentos com as travessas Soares Carneiro e Mucajá, para garantir maior segurança aos pedestres na travessia.

O semáforo foi muito festejado pelos moradores do bairro, segundo a professora Marina Furtado Soares, moradora do bairro Sacramenta há 50 anos. “Muito significativo para a comunidade escolar Maria Luzia Pinto do Amaral”, pontuou. “O fluxo de estudantes e de moradores é muito intenso”, observou.

Outros trechos, onde existem sinalização semafórica, receberam contador de regressiva, que são os temporizadores. Dentro do projeto de sinalização semafórica, executado pela Semob, na Senador Lemos, foram instalados temporizadores nas esquinas com a avenida Visconde de Souza Franco, travessas Almirante Wandenkolk, Dom Romualdo Coelho, Dom Romualdo de Seixas, Dom Pedro I, Djalma Dutra e Coronel Luís Bentes.

Sinalização Viária – Quem mora, trabalha ou simplesmente passa pela avenida Senador Lemos percebe a diferença com a nova sinalização viária implantada em toda a sua extensão, que garante maior segurança e mobilidade aos usuários da via.

O projeto de sinalização da nova Senador Lemos está totalmente em conformidade com o Manual Nacional de Sinalização Viária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com a implantação de faixas de segurança, de pedestres e preferenciais, canalização, estacionamento, bolsões para motocicletas e ciclofaixa

“Ficou ótimo. Estávamos precisando de ciclofaixa de uma pista sinalizada como essa”, disse Diogo Macedo, morador há mais de 30 anos no bairro Sacramenta. “Nunca vi a avenida tão bonita. Até então só teve paliativo”.

“Se continuar assim será ótimo, principalmente, se os usuários (pedestres, ciclistas e condutores) respeitarem a sinalização”, pontuou o assistente administrativo José Pinheiro. Ele é ciclista e aprovou a ciclofaixa implantada na via. “Maior mobilidade e segurança. A faixa iluminada é necessária porque o fluxo, na travessia para a igreja é muito grande”, comentou, destacando que, devido as melhorias, a avenida agora é muito utilizada.

“A Senador Lemos ficou ótima, maravilhosa. Estava precisando. Ganhamos mais segurança, maior mobilidade. Moro há 50 anos aqui no bairro nunca tinha visto a Senador tão linda”, disse Marina Furtado Soares.

Abrigos de paradas – A avenida conta com novos abrigos de parada de ônibus implantados em cinco pontos de paradas, localizados no trecho entre a travessa Mauriti e avenida Dr. Freitas.

Os novos abrigos de paradas de ônibus foram fabricados em estruturas de aço inoxidável, apropriadas para o mobiliário urbano ao ar livre e por ser polido, reflete os raios solares.

São materiais que, além de duráveis, possibilitam uma diminuição do calor, protegem do sol e da chuva, trazem conforto e modernidade ao ambiente. Um conceito sustentável ao transporte público de Belém

Texto:

Rosangela Gusmao