Novas linhas de ônibus terão acesso ao Terminal Mangueirão

• Atualizado há 8 anos ago
PREFEITO ZENALDO VISTORIOU OBRA DO BRT E ONIBUS ARTICULADO EM BELEM ---FOTO UCHOA SILVA-Agência Belém
Depois de anunciadas as primeiras linhas de ônibus expresso e alimentadoras que irão se integrar aos ônibus do Sistema BRT Belém no Terminal Mangueirão, novas linhas foram adicionadas, ampliando a malha de atendimento de quem terá acesso aos benefícios desta nova forma de mobilidade urbana por transporte público em Belém.     

As novas linhas expressas a entrar no Terminal Mangueirão são Tenoné – Pte. Vargas e Icoaraci – A. Barroso. Elas vãos se integrar ao Sistema BRT Belém que já conta com as linhas expressas C. Maguari – Ver o Peso (A. Barroso), Cabanagem – Ver o Peso, Cordeiro de Farias – Pte. Vargas, Cordeiro de Farias – Ver-O-Peso, Jardim Sideral-Dom Pedro II, Tapanã – Ver-O-Peso, Tapanã II – Ver-O-Peso, Tapanã-Felipe Patroni, Tenoné – Pátio Belém e Canarinho / Tapajós – Ver-O-Peso.

Todas estas linhas virão de suas origens, entrarão no Terminal Mangueirão e lá farão integração entre si e com os ônibus BRT sem pagamento de nenhuma passagem adicional. “O usuário pode subir em um desses ônibus no fim da linha ou em uma das paradas existentes até o Terminal Mangueirão. Uma vez dentro do Terminal, o usuário pode pegar qualquer outra linha que estiver lá dentro e seguir até ao seu destino”, explicou Gilberto Barbosa, diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, durante reunião junto à comunidade no bairro do Tenoné, na noite da última quinta-feira.           

Saindo do Terminal os ônibus já irão acessar a canaleta exclusiva e seguirão de forma expressa até São Brás, quando saem da canaleta e seguem até o destino final. “Se a pessoa estiver na Augusto Montenegro e tiver como destino o centro de Belém, o ideal, nesta fase experimental, é seguir no ônibus expresso, que irá ficar ainda mais rápido porque vai entrar na canaleta antes, no Mangueirão, sendo que hoje o expresso só inicia no Entroncamento”, detalhou.

Além das linhas expressas, também há linhas alimentadoras que irão acessar o Terminal Mangueirão e de lá retornam ao seu ponto de origem. A Prefeitura de Belém já havia anunciado as linhas alimentadoras Icoaraci-Almirante Barroso e a Canarinho/Tapajós- Ver-o-Peso, mas com a entrada delas no sistema expresso novas linhas assumiram o papel de alimentadoras. Uma delas é o Águas Negras – São Brás, uma linha já existente que passará a ser Águas Negras – Terminal Mangueirão. As outras duas são novidade: Shopping Bosque Grão Pará – Terminal Mangueirão e Castanheira – Terminal Mangueirão. “São duas linhas novas que darão a opção de integrar o público dos dois shoppings ao Terminal”, disse Barbosa.  

 “A tendência é ir entrando novas linhas no sistema, que a cada nova estação inaugurada vai ampliando seu raio de ação e aumentando o número de usuários beneficiados”, comemorou o diretor geral da Semob.  

Para a população do Tenoné, a notícia sobre a entrada do Tenoné – Presidente Vargas no sistema não poderia ter sido melhor. “Estamos muito felizes de ver a comunidade, antes tão esquecida, agora beneficiada. E ver que tudo o que foi prometido lá atrás está sendo cumprido, de fato”, comemorou Isabel Chaves, presidente do Centro Comunitário 13 de Janeiro, muito atuante no Tenoné. “Participamos das primeiras audiências públicas para explicar como funcionaria o BRT e agora estamos vendo de perto o trabalho sendo concluído com muitos benefícios para nós. É um sonho se concretizando, completou.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)

Veja também