Os radares que ficam no cruzamento da Augusto Montenegro com a avenida Laercio Barbalho e Centenário começam a funcionar na próxima sexta-feira, dia 10. Os equipamentos já estão com laudos de aferição do Instituto de Metrologia do Pará – Imetropará, mas antes de ligar oficialmente os equipamentos as equipes de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB iniciarão um trabalho de conscientização dos motoristas a partir desta segunda-feira, 6.
“O objetivo aqui é alertar os condutores para o início do funcionamento, mas também conscientizá-los de que este radar será muito importante para a segurança de todos. Muitas pessoas passam por aqui diariamente e a fiscalização eletrônica vai ajudar a coibir infrações e dará mais segurança para pedestres e motoristas”, explica Tatiane Pinheiro, chefe da divisão de educação para o trânsito da SeMOB, que estará a partir de 9h com sua equipe de agentes educadores na Augusto Montenegro.
Diferente de outros radares instalados pela cidade, estes novos equipamentos detectam não só quem passa acima de 60km,velocidade máxima permitida na via, mas também avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestre (além deste, apenas os radares da avenida Duque de Caxias com travessa Mauriti são multifunções).
“Nossos estudos detectaram, e também é de conhecimento de todos, que já aconteceram acidentes nesse cruzamento por causa da imprudência de motoristas que não respeitaram a velocidade ou o semáforo. Com a fiscalização eletrônica esperamos que os condutores mudem atitudes e optem sempre pela segurança de todos”, explica Manoel Pinheiro, técnico em segurança e educação para o trânsito da SeMOB.
“Nos locais aonde os radares são implantados os acidentes diminuem e, em alguns casos, passam até a não mais acontecer, então o radar é um guardião da vida. Quem respeita a velocidade e segue as normas não precisa temê-los”, diz a superintende da SeMOB, Maisa Tobias
Texto: Nathalia Petta
Foto: Carlos Sodré – Agência Pará
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)