Para dar mais segurança e confiança aos condutores, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) em parceria com o Instituto de Metrologia do Pará – Imetropara, começa a aferição dos 15 novos radares instalados ao longo do mês de agosto. A primeira será às 22h desta terça-feira (8) já no novo equipamento implantado na Avenida Centenário com Major Seda.
“O procedimento é o mesmo das aferições anteriores. As vias precisam ser interditadas para a aferição porque o carro do Imetropará, que tem um tacógrafo no seu interior, passa em cada uma das faixas monitoradas pelo menos cinco vezes, desde velocidades abaixo da permitida até muito acima, para ver se a velocidade que consta no equipamento é a mesma registrada pelos radares”, explica Manoel Pinheiro, técnico em segurança e educação para o trânsito da SeMOB e responsável pela operação.
As primeiras três faixas a serem aferidas serão as do sentido bairro-centro e a interdição se dará desde a Avenida Augusto Montenegro, onde os motoristas terão que seguir e optar ou pela Rua da Marinha ou pela Pedro Àlvares Cabral para acessar o centro da cidade. Por volta das 23h30, a aferição passará a acontecer no sentido centro-bairro e a interdição se dará desde o início da Centenário com Júlio César e os motoristas devem usar a Pedro Álvares Cabral ou Almirante Barroso para acessar a Augusto Montenegro.
“Neste caso, por uma questão de segurança, é melhor que os motoristas sigam por essas vias alternativas porque o acesso a Centenário não será permitido. Apenas as linhas de ônibus poderão passar e aguardarão o intervalo entre cada aferição para seguir pela via”, explica Manoel.
Na quinta (10) também às 22h, a aferição será nos equipamentos da Pedro Álvares Cabral. O primeiro a ser aferido é o que fica na esquina com a Passagem Mucajá. A interdição fica alguns metros antes, na Passagem Vila Nova, onde o motorista deve seguir até o retorno da Pedro Álvares Cabral e finalmente pela Júlio César rumo ao centro da cidade.
A aferição segue para os equipamentos da Pedro Álvares Cabral com Dom Pedro I primeiramente no sentido bairro-centro. A interdição será na Djalma Dutra, onde o condutor pode acessar a Municipalidade à destino. Quanto a aferição para o sentido centro-bairro, a interdição será na Almirante Wandenkolk, na qual é possível acessar a Jerônimo Pimentel e então a Senador Lemos à destino.
“A orientação é para que os condutores evitem essas áreas e já busquem rotas alternativas, pois, só os coletivos poderão passar de forma gradual, entre uma aferição e outra. Fazemos a operação neste horário, que tem menor fluxo de trânsito, para evitar maiores transtornos à população”, explica Manoel.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)