Desde a última segunda-feira, 20, já estão em operação os aparelhos de fiscalização eletrônica situados em três cruzamentos do sistema viário de Belém. Os radares instalados nos cruzamentos da avenida Augusto Montenegro com as avenidas Centenário da Assembleia de Deus e Jornalista Laércio Barbalho – às proximidades do elevado José Augusto Affonso -, além dos cruzamentos das avenidas Júlio César com a Centenário da Assembleia de Deus e Pedro Álvares Cabral com Arthur Bernardes funcionarão diariamente, das 6 às 22 horas.
Imprudências – De acordo com o titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, os locais foram definidos mediante à realização de estudos técnicos que atestaram um índice elevado de imprudências causadoras de acidentes de trânsito.
Os estudos foram baseados em dados levantados pelo registro do Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), além das ocorrências atendidas pelos próprios agentes da SeMOB.
“A medida visa garantir maior segurança na circulação viária para todos que compõe o trânsito, como pedestres, ciclista e motoristas, e diminuir o índice de acidentes com vítimas causadas por motoristas imprudentes, entre elas o avanço de sinal vermelho e a parada sobre faixa de pedestres. A fiscalização eletrônica é um instrumento comprovadamente seguro e eficaz para a redução da violência no trânsito e para evitar a elevação dos números atuais de vítimas de acidentes”, pontuou Gilberto.
Equipamentos – Os novos equipamentos começaram a ser instalados no final do ano passado e, posteriormente, passaram por um período de testes. As infrações registradas durante esse período não foram convertidas em autuações, porém, a partir da próxima semana, as irregularidades de trânsito flagradas pelos aparelhos acarretarão em punições previstas pela legislação.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Fernando Sette
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu