Na reta final da obra de construção do Viaduto Independência, que integrará o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro, será realizada a última operação para colocação das vigas centrais do elevado.
Nos dias 4, 5, 6 e 7, será necessária a interdição total do cruzamento da avenida Augusto Montenegro com as avenidas Independência e Centenário para colocação das últimas 16 vigas que compõem a laje de sustentação do elevado. Serão instaladas quatro vigas em cada dia de operação. Sempre no horário de 0h às 5h, para evitar possíveis transtornos no trânsito e por medida de segurança.
Cada peça mede 20 metros de comprimento e pesa 26 toneladas. Para executar o serviço, são usadas carretas apropriadas e um guindaste especial. Vários profissionais, dentre engenheiros, técnicos, operadores e motoristas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e do Consórcio responsável pela obra, além de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), atuarão nos dias de operação.
O engenheiro Ademir Souza, fiscal da obra pela Seurb, explica o que mudará logo após a colocação das vigas. “Essa operação será delicada, pois foi preciso atentar para altura dos linhões de alta tensão que passam acima desse cruzamento. Após a colocação das vigas, a altura máxima abaixo do viaduto será de três metros, a princípio. Portanto, os veículos que forem trafegar abaixo do viaduto devem atentar para essa altura”, explica o engenheiro.
A Semob fará o ordenamento das interdições e desvios de trânsito necessários para dar viabilidade à operação. Durante a interdição, quem estiver na avenida Centenário, seguindo rumo à avenida Independência, deverá desviar para a direita na Augusto Montenegro, pegar o retorno localizado próximo ao ginásio do Mangueirinho para, em seguida, acessar a Independência. No sentido inverso, o retorno deverá ser realizado próximo ao Parque Shopping. Na Augusto Montenegro o trânsito continuará fluindo normalmente.
Elevado – A obra do viaduto começou em fevereiro de 2017 com a implantação da fundação da estrutura de concreto e a fabricação das 64 vigas pré-moldadas em uma área específica, na avenida Mário Covas.
A parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros, com largura de 21 metros e acesso por meio de rampas com terra armada e estrutura de concreto. O viaduto terá duas faixas para veículos comuns e uma para o ônibus BRT nos sentidos da Augusto Montenegro, além de interligação com a Independência, nos dois sentidos, por meio de um sistema viário sob o viaduto, que permitirá o acesso às demais avenidas e ao comércio local.
O elevado diminuirá o tempo de espera no sinal, pois será implantado semáforo somente para pedestres e ciclistas, nos dois sentidos da Augusto Montenegro, no cruzamento com as avenidas Independência e a Centenário, reduzindo o tempo de viagem.
Por Jaqueline Ferreira
Foto: Comus PMB
Arte: Ademilton Jr.
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu