Depois de realizadas as adaptações necessárias para viabilizar o trânsito no entorno da obra, a construção do Terminal Tapanã segue em fase de fundação, com todas as estacas já instaladas. O ritmo está acelerado para finalizar o terminal até dezembro.
De acordo com o engenheiro e fiscal da obra pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Ademir Souza, já foram colocadas todas as 120 estacas previstas, a uma profundidade de 15 metros. “Agora, a fundação está na fase de instalação de blocos e pilares, o que deve ser concluído em agosto, para, em setembro, concluirmos a base e iniciar o levantamento da estrutura externa”, explicou Ademir.
Cerca de 60 homens, além de 15 máquinas e equipamentos, estão concentrados somente na construção do Terminal. “O maior desafio é o tempo curto para executar toda a obra até dezembro, mas estamos mobilizando o que é necessário para dar conta do cronograma de execução”, avaliou o engenheiro do Consórcio responsável pela obra, João Câncio.
Localizado no canteiro central da Augusto Montenegro com a Avenida Mario Covas, o Terminal Tapanã terá cerca de 80 metros de comprimento e 13 metros de largura, com área de embarque e desembarque em ambos os sentidos da via, com espaço de parada para até três ônibus de cada lado.
Após finalizado, ele terá aparência externa, posição e dimensões similares ao Terminal São Brás, equipado com catracas, bilheterias, sistema de exaustão, cobertura termo-acústica, esquadrias de alumínio, portas de vidro, sala de segurança, banheiros públicos, área de administração e serviço.
Para isolar a área de obra do Terminal, que se estende por 120 metros do canteiro central e mais uma parte das pistas, no sentido Icoaraci, foram improvisadas três novas faixas de tráfego. Depois de finalizada a obra, as três faixas serão reconstruídas e voltam a funcionar normalmente nos dois sentidos da via.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)