Obras da nova Senador Lemos avançam e moradores acompanham a mudança na avenida

Para alegria dos moradores, avançam as obras de requalificação da Senador Lemos, uma das principais avenidas da capital paraense. O projeto da Nova Senador Lemos, orçado em cerca de R$ 16 milhões, visa pavimentação asfáltica, drenagem, implantação de ciclofaixas, arborização, sinalização, modernização da iluminação pública e calçamento.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve na Av. Senador Lemos, na manhã desta quarta-feira, 25, em dois trechos onde são realizados os serviços, Tv. Lomas Valentina e passagem Bom Sossego, para acompanhar de perto o serviço da Nova Senador Lemos. Durante a visita, esteve acompanhado da equipe técnica e dos titulares das secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e Meio Ambiente (Semma), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e conselheiros do Tá Selado.

“Será uma avenida modelo. Mas nada disso seria tão bonito se não fosse o envolvimento de vários servidores públicos, secretarias e da população. O mais bonito de ver é a participação popular. Cada trecho e bairro tem a representação da comunidade, somente na Sacramenta, são 27 membros da comissão de fiscalização”, ressaltou o prefeito de Belém.

Segundo ele, a participação da população em decidir e fiscalizar as obras é fundamental para o crescimento de Belém e a expectativa é que se crie essa cultura de participação, para garantir qualidade às obras da cidade.

Obras – A Nova Senador Lemos, além de beneficiar pedestres, ciclistas e motoristas, contribuirá para melhorar a vida dos moradores e trabalhadores dos bairros do Umarizal, Telégrafo, Sacramenta e Barreiro.

Ao longo da via serão executados serviços de drenagem, reconstrução asfáltica, implantados ecopontos, faixas verdes, projetos de praças, novas paradas de ônibus e espaços de convivência. Visa também iluminação pública modernizada em toda extensão da avenida, com lâmpadas em LED, que permite maior luminosidade em todo o trecho.

Betânia Galiza, de 56 anos, conselheira da Cidade e moradora do Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac), comentou sobre a importância dos moradores acompanharem o serviço, sobretudo, porque vai garantir dignidade de vida.

“Estou aqui para observar e verificar os dados, porque é preciso entender todo o processo da obra. Nós, daqui da Sacramenta, onde moro há 40 anos, estamos gostando muito do que está sendo feito, porque vai ser um benefício pra gente, vai ser o progresso. Então, estamos aqui para ajudar o prefeito, que pode contar sempre com a gente”, enfatizou Betânia.

O conselheiro da Cidade, do Tá Selado, e morador do Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac), Manoel Fonseca, de 54 anos, afirmou que “eu vejo a obra com uma grande importância e pelo tempo que essa avenida existe, poucas vezes passou por um serviço igual a esse”.

A recepcionista Andresa Brito, de 21 anos, comentou que sai de casa de manhã cedo para trabalhar e só retorna por volta das 22h. Por isso, na opinião dela, obra da Nova Senador Lemos é “perfeita, porque é muito perigoso andar em ruas esburacadas e sem iluminação”.

Já o vendedor de acessórios para celular Sandro Barros, de 40 anos, que trabalha há pelo menos sete meses na Senador Lemos, no perímetro da Av. Lomas Valentina e Passagem Bom Sossego, disse que “a obra vai facilitar a vida do povo que transita na área, sem contar que ainda vai melhorar bastante o meu serviço, as minhas vendas. A esperança é que tudo melhore”.

Ação integrada – As obras do projeto da Nova Senador Lemos são coordenadas pela equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Texto: Joyce Assunção

Foto: Mácio Ferreira/Ag. Belém