Obras da Nova Senador Lemos estão em fase avançada

A obra de requalificação da avenida Senador Lemos, umas das principais vias da capital paraense, executada pela Prefeitura de Belém, já está com 70% de sua extensão finalizada.

Com a conclusão da obra, pedestres, motociclistas, motoristas, ciclistas e comerciantes que passam e utilizam diariamente a avenida serão beneficiados.

Orçada em cerca de R$ 16 milhões, a obra do projeto da Nova Senador Lemos integra os serviços de pavimentação, implantação de ciclofaixas, arborização, sinalização, modernização da iluminação pública, calçamento e outros serviços.

Obra em toda extensão da avenida

Duas equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) se posicionam em toda extensão da avenida fazendo os serviços de pavimentação, fresagem (desbaste da camada asfáltica para regularização da pavimentação) nivelamento, regularização e recapeamento do asfalto.

Segundo o diretor do Departamento de Obras Viárias, Germano Souza, todo o recapeamento asfáltico da avenida Senador Lemos, da avenida Doutor Freitas até a avenida Visconde de Souza Franco (Doca), será entregue à população no final do mês de maio.

Germano ressalta, que a av. Senador Lemos está sendo recapeada da av. Doutor Freitas até a av. Visconde de Souza Franco. Já foi executado o serviço de drenagem com extensão de 500m, entre a travessa Alferes Costa e av. Dr. Freitas. A extensão da obra é de 4 km com recapeamento asfáltico em cerca de 70% da via, com custo estimado em R$ 11,5 milhões.

Moradores e comerciantes na expectativa pela conclusão da via

Quem está torcendo pela conclusão da via é José Couto, 38 anos, comerciante, que comprou há 7 anos um restaurante localizado na esquina da avenida Senador Lemos com travessa Dom Romualdo Coelho.

“Antes da obra havia buracos no asfalto, quando chovia eles ficavam cheios de água e lama empossadas, prejudicava o estabelecimento e afastava os clientes, porque os carros passavam pelos buracos e jogavam água e lama pra cá, ficava tudo sujo, sujava os clientes. Agora com certeza vai melhorar e acabar com esse sofrimento. A obra na avenida é muito importante e dá outro clima”, afirma o comerciante.

O empresário Clarindo Cardoso, 60 anos, que administra uma loja de bateria, situada na avenida Senador Lemos, está ansioso para ver a obra da avenida concluída. “O asfalto era um pouco arrumado, mas quando chovia alagava aqui na frente, espero que melhore. A obra prejudica em relação aos clientes porque diminui o fluxo, mas sabemos que é para melhorar, então que seja feita e termine logo”.

A técnica de enfermagem Tânia Pantoja, 51 anos, que estuda em uma faculdade próximo à avenida, se diz satisfeita com essa ação, mas pede cautela. “Uma obra grande como essa é sempre bem-vinda e a gente sempre espera que seja para melhor. Quem não gosta de uma rua novinha, mas precisa de sinalização por causa da imprudência das pessoas, motoristas, ciclistas, motoqueiros. Quando o asfalto é novo a imprudência aumenta, então é preciso melhorar a sinalização”, adverte.

Trabalho integrado

A obra da avenida Senador Lemos é coordenada pelas equipes de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também integra o projeto.

Texto:

Cecília Magalhães