Obras da nova Senador Lemos iniciam para beneficiar milhares de pessoas

Mais do que melhorar o tráfego de veículos, ter uma rua pavimentada, sinalizada e urbanizada proporciona autoestima e qualidade de vida aos moradores. Para quem vive no entorno da avenida Senador Lemos, em Belém, a sensação é de alegria com o inicio das obras de requalificação do espaço.

“Temos atividades diárias na igreja e a rua sinalizada é fundamental para nossa comunidade”, comenta Nazaré Neponoceno, de 64 anos, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da igreja São Sebastião.

Moradora há 50 anos do bairro da Sacramenta, Nazaré afirma que as obras vão melhorar a realidade do local. “Agradecemos muito à Prefeitura por está trazendo esses benefícios para a nossa comunidade”.

Nesta segunda-feira, 11, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a ordem de serviço para o início das obras, começando pelo trecho entre a travessa Alferes Costa e avenida Doutor Freitas. Mas as fortes chuvas que caíram na cidade acabaram por adiar o começo das obras para esta terça-feira, 12.

Moradora há 40 anos do bairro da Sacramenta, a dona de casa Maria Neusa, de 61 anos, diz que as obras da nova Senador Lemos só trazem benefícios para a cidade. “Estou ansiosa para ver o resultado da obra. Vai melhorar bastante, vai ficar mais fácil o acesso para os ônibus e carros e toda a comunidade”.

Já para a aposentada Maria Santos, de 74 anos, é um trabalho necessário que vai mudar a vida das pessoas para melhor. “Espero que o trabalho continue porque é algo extremamente positivo para a cidade”, enfatiza.

Trabalho integrado – As obras do projeto da Nova Senador Lemos são coordenadas pela equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também integra o projeto.

História – Atravessando os bairros do Umarizal, Telégrafo, Barreiro e Sacramenta, o nome da avenida é uma homenagem ao político maranhense de nascimento Antônio José de Lemos.

Até ser batizada com o nome Senador Lemos, a via foi denominada também por estrada da Olaria, estrada de São João e avenida Pirmeiro de Maio. O atual nome foi oficializado pelo decreto municipal, nº 847, assinado pelo então prefeito Otávio Meira, no dia 16 de dezembro de 1943.

Texto: Madson Sousa

Foto: João Gomes/ Comus