Obras do viaduto da Independência com segunda etapa de instalação de vigas

63ed512d-8f57-4974-8d6b-3d3ea1a5d1c1Até o próximo domingo, 15, 32 peças de concreto com 20 metros de comprimento e 26 toneladas, serão posicionadas sobre a estrutura já pronta para formar a laje do viaduto da Independência, que integrará o Sistema Bus Rapid Transit  (BRT), na avenida Augusto Montenegro. A operação vai ocorrer no período de 00h às 5h, por medida de segurança e para evitar possíveis transtornos ao trânsito.
O trabalho de instalação da segunda etapa de vigas começou na última segunda-feira  (9) e, de acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo, (Seurb), Eduardo Mello, a exemplo da primeira operação, realizada em agosto passado, quando 16 vigas foram instaladas, esta segunda operação é realizada com cuidados especiais. “Devido à dimensão das vigas, foi montada e planejada uma operação cuidadosa para transporte e içamento delas. Cada viga é transportada, desde o pátio onde elas foram produzidas, em uma carreta com tamanho e velocidade apropriados para evitar abalos. Em seguida, são erguidas e posicionadas, individualmente, com auxílio de um guindaste especial”, detalha o engenheiro.
Até esta quarta-feira, 11, foram instaladas oito vigas no trecho do viaduto localizado em frente ao supermercado Líder e o Posto Iccar. Entre a 00h de hoje e a madrugada de amanhã, 12, mais oito serão posicionadas no trecho em frente à antiga loja da Belém Importados, em ambos os sentidos da Av. Augusto Montenegro. E até a madrugada do dia 15, a operação segue para preencher todos os vãos de vigas, no trecho da Av. Independência até os condomínios Rio das Pedras e ParkLândia, também, nos dois sentidos da via. Cerca de 50 profissionais Seurb e do Consórcio BRT estão envolvidos na operação, com auxílio vários equipamentos e maquinários, como caçambas, carretas, guindaste, caminhão munk, geradores e spots de iluminação.
Os motoristas que precisam transitar nessa área durante o horários dos serviços devem ficar atentos às interdições temporárias realizadas em faixas da Av. Augusto Montenegro, no entrono da obra, de acordo com a necessidade da operação.  Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fazem o ordenamento do trânsito e orientam os motoristas sobre os desvios alternativos.
Segundo o engenheiro, com esta segunda operação, a obra do viaduto encontra-se com 60% dos serviços já executados e com previsão para ser concluído até dezembro. “No trecho de viaduto, em frente ao supermercado Líder, a laje está em execução. Após a instalação das novas vigas, daremos continuidade a essa fase de laje, para posterior construção das barreiras de proteção laterais, pavimentação e iluminação. Além disso, já estamos com uma das rampas de acesso, que é estruturada em terra armada e concreto, quase concluída”, avalia Eduardo.
Para concluir a fase de instalação de vigas, ainda faltam 16 delas serem implantadas nos vãos centrais do viaduto, localizado no meio do cruzamento das avenidas Augusto Montenegro e Independência. “Essa última operação, a ser realizada até o próximo mês, deve ser mais cuidadosa ainda pela localização das vigas e deverá envolver a Eletronorte devido as linhas de alta tensão de energia elétrica que passam sobre o viaduto”, explica o engenheiro.
Elevado – A obra do viaduto começou em fevereiro com a implantação da fundação da estrutura de concreto e a fabricação das 64 vigas pré-moldadas em uma área específica, na Avenida Mário Covas.
A parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros, com largura de 21 metros e acesso por meio de rampas. Ele atingirá nove metros de altura em seu ponto máximo. O viaduto terá três faixas para veículos comuns e uma para o ônibus BRT em cada sentido da Augusto Montenegro, além de interligação com a Independência, nos dois sentidos, por meio de um sistema viário sob o viaduto, que permitirá o acesso às demais avenidas e ao comércio local.
O elevado diminuirá o tempo de espera no sinal, pois será implantado semáforo somente para pedestres e ciclistas, nos dois sentidos da Augusto Montenegro, no cruzamento com as avenidas Independência e a Centenário, reduzindo o tempo de viagem.
Por Jaqueline Ferreira
Fotos: Alessandra Serrão