Obras em andamento irão melhorar o trânsito de Belém

Na foto: Conselheiro Furtado com Quintino

Quem circula por Belém já deve ter observado algumas obras no trânsito que anunciam que vêm novidades por aí. Uma delas refere-se à implantação do binário envolvendo as travessas Humaitá e Vileta. Outra é a criação do BRS, sistema de transporte rápido por faixas exclusivas para transporte coletivo. Ambas as frentes de trabalho mostram a ação da Prefeitura de Belém em prol de um trânsito mais ágil em corredores que andam sobrecarregados de veículos.
O binário das travessas Humaitá e Vileta conclui o projeto de binários previsto para desafogar toda a área da avenida Almirante Barroso e arredores, com benefícios sentidos da avenida João Paulo II até a Pedro Miranda. Visto inicialmente com desconfiança pela população que não conhecia o sistema de binários, as primeiras duas inserções – nas travessas Mauriti e Estrella, e depois na Lomas Valentinas e Angustura – mostraram-se eficazes para colaborar com o fluxo de veículos, diminuindo a carga nas travessas que antes tinham mão dupla e aumentando a velocidade do tráfego na área.
Mas não são só os carros que saem ganhando com o binário. A Vileta ainda ganhará uma ciclofaixa, uma nova possibilidade de interligação entre a ciclovia da João Paulo II com a Almirante Barroso, Duque de Caxias e Marquês de Herval. Isso sem contar que, com vias de mão única, os pedestres têm mais segurança para a travessia.
Quando o binário estiver concluído, a travessa Humaitá terá sentido João Paulo II – Pedro Miranda; enquanto a Vileta, o sentido inverso. Atualmente, para que isso seja implementado,  está sendo criada a infraestrutura necessária, em especial a abertura de canteiros centrais da Vileta, que até então não cruzava com as avenidas Pedro Miranda nem Marquês de Herval. As obras no cruzamento da Pedro Miranda já foram concluídas e as da Marquês de Herval estão em fase de conclusão para os próximos dias. Paralelamente também já estão sendo instalados os postes para os novos semáforos, que indicarão o fluxo correto na área.
Concluídas as obras físicas pela Secretaria Municipal de Saneamento – Sesan, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém entrará com a sinalização horizontal e vertical, e a instalação dos semáforos, ao mesmo tempo, a equipe de educação da Semob iniciará a campanha educativa para orientar, em especial, quem mora, trabalha e circula diariamente pelo local. A Semob já se comprometeu, também, a aproveitar o trabalho na área e ressinalizar os demais binários, deixando todo esse complexo viário em perfeitas condições para a população.
BRS
As avenidas José Malcher (da Av. José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Tv. Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Tv. Castelo Branco (que servirá de integração entre a Av. José Malcher e a Conselheiro) estão com uma sinalização diferente no asfalto. A faixa do lado direito da via, mais grossa, ainda neste semestre passará a ser exclusiva para ônibus, com áreas previstas para ultrapassagem demarcadas em tracejado, em especial onde há paradas de ônibus.
Trata-se do BRS, sistema de ônibus rápido, que se caracteriza por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego. O objetivo principal é tornar o corredor de ônibus mais veloz, com o usuário do sistema de transporte público de Belém tendo ganho no tempo de viagem, mas há também outras vantagens decorrentes disso, como o ganho de espaço nas demais faixas para os veículos comuns, que passam a não mais “concorrer” com os ônibus, que costumam ocupar por vezes até três pistas da via, e também evitar, assim, a queima de paradas, uma prática infelizmente ainda comum exatamente quando os ônibus trafegam longe da faixa da direita, não permitindo o acesso de usuários. A segurança para o embarque e desembarque dos coletivos, portanto, é outro ganho com o BRS.
O trabalho de sinalização horizontal, iniciado no final de julho, já está concluído na José Malcher e na Conselheiro Furtado. A próxima etapa será na Castelo Branco e, depois, será implementada a sinalização vertical nas três vias. Na última fase entrará o sistema de radar que irá fiscalizar a faixa exclusiva.
“Será um sistema de radares inteligente, que irá verificar automaticamente os ônibus que trafegam na área demarcada. Todo veículo que não fizer parte desta lista de placas autorizadas a trafegar nas faixas exclusivas, e que não acessá-la seja para fazer a conversão à direita ou acessar algum lote, como garagens residenciais e comerciais, será autuado. Também teremos agentes de transporte na área fiscalizando os ônibus que trafegarem fora da área restrita”, informa Ana Paula Grossinho, superintendente da Semob destacando que, antes de iniciar a fiscalização, será feita uma ampla campanha educativa nos trechos envolvidos no BRS.
Ambos os projetos – binário e BRS – estarão concluídos neste semestre, ou seja, em breve a cidade ganhará novos fluxos que irão melhorar consideravelmente o trânsito. “São dois projetos da Prefeitura de Belém com soluções relativamente simples que irão beneficiar de forma significativa o tráfego de veículos na cidade, melhorando a circulação nas vias e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, completa a superintendente da Semob.
Por Esperança Bessa
Fotos: Alessandra Serrão e João Gomes