Obras na Av. Celso Malcher dão esperança aos moradores para o fim dos alagamentos

“Estamos na esperança de melhorar a vida da gente aqui, porque antes a situação era complicada. Já deu pra sentir uma melhora  e com o trabalho feito eu creio que vai melhorar muito pra gente”, diz a aposentada Rosalina Paixão, de 76 anos, sobre o serviço de drenagem e pavimentação que a Prefeitura de Belém está fazendo na Av. Celso Malcher, entre as passagens Liberdade e do Arame, no bairro da Terra Firme.

As obras realizadas na Celso Malcher estão orçadas em R$ 1.310.704, 70 e envolvem as secretarias municipais de Sanemento (Sesan) e de Urbanismo (Seurb) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

No primeiro trecho da via já foram executados 82 metros da rede dupla do novo sistema de drenagem profunda. Agora, a expectativa é que, em breve, seja entregue todo o novo sistema de drenagem profunda daquele trecho, que é composto por uma rede dupla de 800mm, bem como o novo sistema de rede auxiliar, meio fio e calçamento.

Abandono – Segundo relatos dos moradores, há pelo menos uma década a situação da via é degradante, em plena situação de abandono, representada com os buracos e a lama existentes no local.

Todo este processo de degradação da via foi acompanhado pelo vendedor de açaí Hugo Ribeiro, de 22 anos. “Desde criança ando por aqui e morando na rua, testemunhei ela (rua) se acabando e as nossas vendas caindo. Agora, eu creio que vai melhorar o tráfego e as vendas nessa área”, ressalta o vendedor.

Já a artesã Rosa Teixeira, de 52 anos, está ansiosa para ver a rua revitalizada. Ela acompanha diariamente a execução das obras. “A expectativa é que se resolva logo tudo, para que a gente se beneficie e tenha um espaço mais organizado para andar. Vai dar tudo certo e vamos ver a rua boa e asfaltada, para a gente transitar com tranquilidade”.

Texto: Joyce Assunção

Foto: João Gomes/Comus