Obras na avenida Bernardo Sayão avançam e liberam circulação de veículos no Guamá

• Atualizado há 7 anos ago
d2232f9f-1acc-4a7e-8939-35f62c82db27A terceira e última etapa das obras de saneamento executadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Unidade Coordenadora do Programa da Bacia da Estrada Nova (UCP), na sub-bacia 4 da avenida Bernardo Sayão se iniciou nesta segunda-feira, 22. As obras estão concentradas na pista recém-construída da Bernardo Sayão, no trecho compreendido entre a rua Augusto Corrêa e avenida José Bonifácio.
A partir desta segunda, a nova pista de rolamento ficará fechada para execução de serviços de drenagem, calçada, meio-fio e piso tátil. “Nessa etapa da obra estaremos executando serviços que antecedem a pavimentação asfáltica na nova pista e após a conclusão desses serviços, a via será liberada para trânsito enquanto concentraremos nossas ações na antiga pista da Bernardo Sayão, que, entre outros serviços, também receberá nova pavimentação asfáltica”, explicou a coordenadora geral da UCP, Luciana Vasconcelos.
Trânsito – Com a execução desta nova etapa nas obras, as barreiras de concreto que interditavam parte do cruzamento da avenida José Bonifácio com a Bernardo Sayão foram retiradas. Agora quem vier pela José Bonifácio também poderá convergir à direita na Bernardo Sayão (a conversão à esquerda já era permitida). Agentes de trânsito, fiscais de transporte e apoiadores operacionais estarão atuando no local até que o fluxo de veículos seja normalizado. A UCP também deverá providenciar a sinalização provisória do trecho em obras.
Retomadas no final do ano de 2015, as obras na sub-bacia 4 já contam com aproximadamente 95% do sistema de macrodrenagem concluídos. Situações inesperadas ocorridas durante a execução dos serviços fizeram com que o projeto passasse por algumas reformulações. “Durante as escavações, uma adutora da rede de abastecimento de água acabou bloqueando a execução da galeria de macrodrenagem e, para evitar que o fornecimento de água para a comunidade fosse interrompido, tivemos que paralisar a obra por um tempo e reformular o projeto com soluções que não afetassem mais ainda a população”, esclareceu Luciana.
A previsão inicial para que as obras sejam concluídas é até março deste ano. As obras de infraestrutura sanitária da Bacia da Estrada Nova vão beneficiar cerca de 220 mil pessoas nos bairros da Cidade Velha, Batista Campos, Jurunas, Cremação, Condor e Guamá.

Por Ricardo Miranda
Fotos: Tássia Barros

Veja também