O combate a irregularidades resultou na apreensão de oito vans durante a Operação Trânsito Seguro realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), na manhã desta sexta-feira, 10, na avenida Almirante Barroso, um dos principais corredores viários da cidade.
As barreiras de fiscalização foram fixadas em três pontos: Almirante Barroso com Tavares Bastos, Almirante com Dr. Freitas e João Paulo II com Dr. Freitas, para evitar que os motoristas tentassem fugir das fiscalizações. Além das vans, quatro veículos de passeio e seis motos foram removidas por problemas de documentação como IPVA atrasado e até, no caso de um carro de passeio, motorista não habilitado conduzindo automóvel com documentação irregular.
“É de conhecimento de todos que transportes não autorizados não podem circular pela Almirante Barroso, além disso, alguns veículos estão em péssimas condições de segurança e trafegabilidade colocando em risco a vida dos passageiros. Nossa principal meta é garantir um trânsito mais seguro; Para sua própria segurança, a população deve optar por transporte regulamentado”, explicou Evany Alves, diretora de transportes da Semob.
Os veículos apreendidos na operação foram encaminhados a um dos pátios de retenção da Semob, localizados nos bairros do Tapanã ou do Jurunas. Para poder retirar o veículo o usuário precisa imprimir o boleto de pátio e guincho direto no site da Semob (www.belem.pa.gov.br/semob), disponível cerca de 2h após o guinchamento, e com o boleto de pátio e guincho quitados deve se dirigir à sede da Semob, localizada na Avenida Júlio César, 1026-A, para procedimentos administrativos. Só depois de liberado pela Semob é que o proprietário pode se dirigir ao respectivo pátio para onde seu veículo foi conduzido. Por questão de segurança, apenas o proprietário ou alguém portando procuração particular reconhecida em cartório pode fazer a retirada do veículo. No site da Semob também há um modelo de procuração disponível ao usuário.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)