Ônibus articulados do BRT já estão operando no Terminal Tapanã

Sem Descrição
Funcionando há quase uma semana, o Terminal Tapanã trouxe mais comodidade aos moradores do segundo trecho de obras do BRT na avenida Augusto Montenegro, compreendido entre o recém inaugurado elevado Engenheiro José Augusto Affonso e o novo terminal, e das demais vias do entorno.
A partir da entrega do novo trecho da estrutura do Sistema BRT Belém à população, ocorrida no último sábado, 29, onde foram entregues mais três quilômetros de pista, os ônibus articulados estão iniciando viagem do Terminal Tapanã até o Terminal São Brás. Além disso, também encontra-se em funcionamento o Terminal Mangueirão e as estações Sideral, Morada do Sol, Parque Shopping Belém, Templo Centenário, Marinha, Marambaia, Júlio César e Antônio Baena/Curuzu. Totalizando um trajeto de, aproximadamente, 12,7 km de extensão.
O aposentado Abelardo da Silva, conta que a inauguração do Terminal Tapanã trouxe mais facilidade para seu deslocamento. Ele, que é morador do bairro do Mangueirão e deficiente físico, conta que já utiliza o serviço desde quando as viagens partiam do Terminal Mangueirão e sempre faz valer seu direito à gratuidade. “Já fazia as viagens pelo BRT quando queria me deslocar ao centro, mas agora tenho mais uma opção de transporte quando preciso visitar meu filho, que mora no Tapanã”, disse.
Morador de Icoaraci, o também aposentado José Luiz Xavier, aproveitou que tinha uma consulta médica no bairro de São Brás para experimentar viajar pelo BRT até o Terminal Tapanã. “Eu fiquei sabendo que o terminal já estava funcionando através da mídia, então decidi fazer a viagem pela primeira vez e gostei bastante. O ônibus levou em torno de 22 minutos de São Brás até aqui no Tapanã”, contou.
Com o aumento de usuários, ainda esta semana a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) aumentou a oferta de ônibus do BRT. No período de 6h20 às 8h30 e 17h às 18h30, considerados horários de pico e com maior demanda de usuários, os ônibus articulados estão saindo do Terminal Tapanã de 10 em 10 minutos e entre os horários de 8h30 às 17h as viagens ocorrem de 15 em 15 minutos. “Os horários dos ônibus do BRT vão se adequando de acordo com a necessidade da população, quando a demanda aumenta, aumentamos também a oferta”, explicou a diretora de transporte da Semob, Evany Alves.
Além de ampliar o itinerário dos ônibus articulados do BRT, o serviço também oferece a possibilidade de integração física a outras linhas de ônibus no Terminal Mangueirão e Terminal São Brás. Tudo isso pagando uma única passagem.
No Terminal Mangueirão ocorre a integração com as linhas Cordeiro de Farias – Ver-o-Peso, Jardim Sideral – Pça. Dom Pedro II, Conj. Maguari – Ver-o-Peso (via Almirante Barroso), Tenoné – Centro (Pátio Belém) e Tapanã – Ver-o-Peso.
No Terminal São Brás ocorre a integração com as linhas Icoaraci – Almirante Barroso, Conj. Maguari – Ver-o-Peso (via Almirante Barroso), Outeiro – São Brás, Icoaraci – São Brás, Fama/Fidélis – São Brás e Itaiteua (Outeiro) – São Brás.
O valor da passagem do BRT é o mesmo praticado no transporte regular do município, sendo R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia passagem), sendo respeitadas todas as gratuidades previstas em lei.
Terceiro trecho de obras em andamento
Também esta semana foram iniciados os trabalhos no terceiro trecho de obras do BRT compreendido entre o Terminal Tapanã até Icoaraci.
Atendendo ao pedido da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e do Consórcio BRT Belém, executora da obra, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) autorizou que duas áreas de retorno, uma situada em frente ao supermercado Líder Augusto Montenegro e outra em frente à Celpa, sejam remanejadas para as proximidades da sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará, situada no km 9 da avenida. Entre os serviços a serem executados estão o de escavação, terraplanagem e concretagem da pista do BRT até o Terminal Maracacuera. As alterações de trânsito foram realizadas na última segunda-feira, dia 1.
Por Ricardo Miranda
Fotos de João Gomes e Oswaldo Forte