O que você procura?

Operação integrada de órgãos públicos garante mais segurança em dias de jogos no Baenão

Operação conjunta de órgãos públicos visa a melhorar a qualidade de vida de moradores que vivem próximo do estádio Evandro Almeida (Baenão), no bairro do Marco. Nesta quinta-feira, 23, uma reunião entre representantes da Prefeitura de Belém, do Governo do Estado e do Clube do Remo discutiu ações que vão garantir mais segurança e tranquilidade para os moradores, nos dias de jogos no estádio.

A primeira operação de disciplinamento vai ser realizada neste domingo, 26, com a participação do Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Guarda Municipal, Superintendência de Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Polícia Militar, Divisão de Polícia Administrativa da Polícia Civil (DPA) e diretoria do Clube do Remo. 

O objetivo é garantir tranquilidade e qualidade de vida aos moradores e impedir que as áreas em frente das residências sejam ocupadas. Também será fiscalizada a ocorrência de poluição sonora e das ruas, ao mesmo tempo em que permitirá a festa das torcidas de maneira segura. 

Essa é uma demanda dos moradores da avenida Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro). “Poluição sonora, lixos orgânicos, garrafas de vidro quebradas, homens urinando no muro de sua casa, brigas, assaltos, enormes carros de som desde 9h da manhã, mesmo quando os jogos são somente à noite”, reclama Jéssica Oliveira, moradora da área no entorno do estádio. A moradora espera que a ação diminua os problemas enfrentados pelos residentes da área, para que consigam descansar, principalmente nos fins de semana quando os jogos acontecem.

Orientação0

A partir das 20h do sábado, 25, será fechada a avenida Rômulo Maiorana, entre as travessas Antônio Baena e Curuzu. No domingo, 26, a partir das 12h, será interditada a travessa das Mercês. A interdição ocorrerá para impedir a poluição sonora, excesso de carros estacionados irregularmente e qualquer tipo de infração. Já a avenida Antônio Baena, no trecho entre Almirante Barroso e avenida João Paulo II, será fechada para estacionamento dos veículos dos torcedores. 

Já na avenida Rômulo Maiorana, no trecho entre as travessas das Mercês e Curuzu, não serão permitidos aparelhos sonoros e estacionamento, exceto para veículos dos moradores, que serão avisados com antecedência. 

Na avenida Rômulo Maiorana, próximo à avenida Antônio Baena, será disponibilizada uma área para os banheiros químicos e para os vendedores ambulantes. Só será permitido ficar até uma hora após o jogo, para que ocorra a limpeza do entorno da área. 

*Julia Mota, estagiária de jornalismo supervisionada por Cleide Magalhães

Texto:

Julia Mota