Operação Trânsito Seguro nas ciclovias

• Atualizado há 10 anos ago

Na última quinta-feira, 21, uma operação com presença dos agentes de trânsito ciclistas e Guarda Municipal passou por diversos bairros de Belém e, ao todo, sete veículos foram apreendidos, entre motos e micro-ônibus por irregularidades. “Esta operação visa, antes de tudo, educar e conscientizar o condutor do risco que ele causa ao ciclista quando estaciona na ciclofaixa. As notificações foram realizadas e os condutores orientados a não cometerem mais a infração”, explicou o diretor de trânsito da SeMOB, Murilo Sousa.
A operação iniciou na Rua dos Mundurucus. Em frente a lanchonetes, condutores que estavam estacionados no passeio foram notificados e orientados. Próximo ao Horto, um reboque com características de sucata foi recolhido pela SeMOB. Moradores da área informaram que o veículo estava estacionada na rua há muito tempo. Entre as avenidas Castelo Branco e José Bonifácio, próximo a uma instituição de ensino, muitas motos estavam estacionadas na calçada e foram todas notificadas. Os motoristas que estavam nas proximidades foram orientados.
Na ciclovia da João Paulo II, um carro estava estacionado na ciclovia, mas o condutor foi localizado recebeu a orientação e notificação. “Mesmo tendo local adequado para estacionar, o motorista ainda optou pela ciclovia. Precisamos realmente orientar os condutores para a mudança de comportamento”, reforçou o diretor.
Na avenida Visconde de Sousa Franco, seis motocicletas estavam estacionadas na ciclofaixa e novamente os condutores foram orientados e notificados pela infração. A via foi liberada imediatamente. A operação seguiu pela rodovia Arthur Bernardes e um caminhão que estava efetuando descarga na ciclovia foi notificado.

 “Muitos ciclistas fazem reclamações diárias nos canais de atendimento da SeMOB sobre a obstrução das ciclovias por veículos e o nosso trabalho aqui é coibir esta atitude”, disse Murilo. Os ciclistas que passavam pela ciclovia aprovaram o trabalho e aplaudiram os agentes.

 Motos e Microônibus irregulares são apreendidos

 A operação também fez abordagens em outros pontos da cidade para checar irregularidades. Em São Brás, três micro-ônibus e uma van de Marituba foram apreendidos por transporte ilegal de passageiros. “Existe uma determinação que proíbe que veículos de transporte de passageiros de outros municípios façam isso em Belém”, disse o diretor.

 Uma moto estacionada na calçada na Mundurucus, entre as avenidas Alcindo Cacela e 9 de Janeiro, foi apreendida porque estava com a placa adulterada, havendo divergência entre o modelo registrado no documento e o modelo real. Na rua Cipriano Santos, uma moto sem lacre estava estacionada em local proibido, além de estar com a documentação irregular. Na área do  Aeroporto Internacional de Belém, outra moto estava estacionada em local proibido e o condutor não portava habilitação, por isso o veículo foi recolhido ao patio da SeMOB.

Veja também