Muitas escolas marcaram a volta às aulas para esta segunda-feira, 15, e o trânsito de Belém sentiu o reflexo nos horários de entrada e saída dos alunos. Para conscientizar pais e responsáveis sobre como fazer a parada para embarque e desembarque das crianças e adolescentes de forma segura, a Prefeitura de Belém deu início à Operação Volta às Aulas reunindo agentes de trânsito, agentes educadores e equipe de arte-educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.
Nesta primeira semana, a Operação Volta às Aulas se concentra nos chamados polos geradores de tráfego, escolas localizadas em grandes avenidas cujo tráfego em horários de pico reflete em todo o trânsito do entorno. “A questão do trânsito nessas escolas impacta diretamente no fluxo de veículos de pessoas que nada têm a ver com a escola, por isso começamos sempre o trabalho de conscientização por estas escolas, orientando os pais a fazer o embarque e desembarque de forma correta, não parar em fila dupla, etc”, explicou Marcos Chagas, diretor de trânsito da Semob. “Nossa primeira ação é sempre de conscientização, apenas se o condutor insistir no erro é que entramos com a fiscalização e autuação”, completou.
A pedagoga Lene Lobato sentiu na pele o trânsito intenso em frente à escola da filha de dez anos, que este ano começou a estudar em uma instituição na avenida Nazaré. Sem saber onde era o local correto para embarcar e desembarcar, ela optou por estacionar o veículo numa via alternativa, a passagem Joaquim Nabuco, e levou o filho a pé até a porta da escola. Somente depois procurou o agente de trânsito no local para saber como proceder nos outros dias, e foi muito elogiada pela atitude.
“Passei em frente à escola e vi a área de embarque e desembarque lotada. Como queria deixá-la em sala de aula com segurança, preferi parar mais longe e com mais tranquilidade do que descer correndo do carro e atrapalhar o desembarque de outros alunos”, ela explicou ao agente Pedro Paulo, que destacou a atitude cidadã da condutora. “Permitimos que os pais façam esse desembarque em frente à escola de forma ágil, para não atrapalhar o trânsito dos demais veículos, mas se a intenção do pai é descer para conduzir o aluno até a porta o ideal é fazer como ela, e escolher um estacionamento permitido próximo para fazer esse deslocamento com tranquilidade”, disse o agente.
Nesta segunda-feira a Operação Volta às Aulas se concentrou nos colégios Nazaré e Santa Catarina. Na terça será a vez do colégio Universo; na quarta-feira, Peteleco; na quinta-feira, Ideal Jr; e na sexta-feira, Santa Rosa. “Na semana seguinte entramos com a programação educativa nas escolas municipais”, avisou Marcos Chagas.
Por Esperança Bessa
Fotos: Tássia Barros
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu