Operação Volta às Aulas orienta trânsito em frente a instituições de ensino de Belém

087cf5d6-1397-432b-b9ef-2dd39892610aCom o fim das férias escolares, a movimentação em frente aos colégios do município começa a voltar ao normal. Por isso, a Prefeitura de Belém iniciou nesta segunda-feira, 5, a operação de trânsito de volta às aulas.
Coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a ação tem por objetivo diminuir a incidência de imprudências e desrespeito ao trânsito no entorno das instituições de ensino da capital, em especial aquelas que apresentam problemas como estacionamento irregular, formação de filas duplas, entre outros.
Na manhã desta segunda-feira, os agentes educadores da Semob estiveram desde as 7 horas às proximidades do Instituto Adventista Grão Pará, situado na travessa Barão do Triunfo, no bairro do Marco, abordando condutores, pais e responsáveis dos estudantes.
De acordo com o diretor geral da Semob, Carlos Valente, a Operação Volta às Aulas já faz parte do calendário de ações fixas do órgão. “Esta é a segunda vez que realizamos a ação, a primeira ocorreu entre os meses de janeiro, fevereiro e março, período em que ocorre o início do ano letivo em diversas instituições privadas, além da rede pública de ensino do município”, informou Valente.

2830a494-2910-45db-b7a6-d57d91ada19b
“A Semob inicia a ação educativa pelas escolas particulares por serem consideradas polos geradores de tráfego, pois impactam diretamente não só na comunidade escolar, mas na rotina de todos que transitam pelas redondezas. Já nas escolas municipais são realizadas atividades envolvendo outras temáticas, como travessia de ruas, segurança de ciclistas, motociclistas, entre outras, já que na maioria das vezes o deslocamento de alunos dessas escolas costuma ser feito não por veículos particulares, mas por outros modais de transporte, como ônibus, moto e bicicleta”, destacou o diretor.
Após abordagem na entrada do colégio, os arte-educadores da Semob realizaram uma atividade lúdica para os estudantes do ensino infantil, transmitindo mensagens sobre segurança no trânsito, e fizeram uma apresentação teatral.
Para a coordenadora de educação infantil e fundamental do Instituto Grão Pará, a formação de cidadãos conscientes se inicia desde a tenra idade e atuar com abordagens lúdicas são sempre válidas para a transmissão da mensagem para as crianças. “Quando o arte-educador perguntou para a turma se alguém conhecia a forma correta de atravessar a rua com o responsável apenas uma criança levantou a mão. Então, só o detalhe de que o certo ao atravessar é segurar o pulso da criança e não a mão,  como muitos pensam, já é interessante. A criança vai transmitir este ensinamento aos familiares, que vai penetrar ainda mais no consciente do responsável, já que é ela quem está educando e não um agente, e todo mundo só tem a ganhar. A Semob está de parabéns pelo trabalho e já está convidada para realizar outras ações conosco”, disse.
083a1e7e-461c-4583-b1e6-836a0f6f6023083a1e7e-461c-4583-b1e6-836a0f6f6023083a1e7e-461c-4583-b1e6-836a0f6f6023
As escolas que recebem a Operação Volta às Aulas da Semob são escolhidas a partir de avaliação da equipe de educação ou por solicitações enviadas pelas escolas. As instituições de ensino interessadas em receber a ação podem fazer a solicitação diretamente por ofício no órgão, localizado na avenida Júlio César, 1026-A,  ou por e-mail pelo endereço cdet.semob@gmail.com.
A ação continua durante a semana. Confira a programação completa:
– Terça-feira, 6: Às 7 horas, Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na avenida Marquês de Herval, entre Lomas Valentinas e Angustura.
– Quarta, 7: Às 7 horas, Escola CIPP, na rua Ferreira Pena, entre as travessas 14 de Março e Curuçá.
– Quinta, 8: Às 7 horas, Centro Educacional Olimpus Júnior, na avenida Senador Lemos, entre as travessas Dom Romualdo e Dom Pedro I.
– Sexta, 9: Às 7 horas, Bilingual Education, na travessa da Estrella, entre as avenidas Duque de Caxias e Rômulo Maiorana.
Transporte Escolar – A Semob abriu nesta segunda-feira, 5, o período para cadastro de novos autorizatários do transporte escolar que ainda não estão regularizados junto ao órgão.
Neste ano foram apresentadas duas novidades em relação aos anos anteriores. A partir de agora os veículos podem entrar no sistema com idade até um ano antes do limite máximo estipulado para cada tipo, que é de 10 anos para veículos comuns, como Doblô, 12 anos para micro-ônibus, e 15 anos para ônibus. Além disso, a propriedade do veículo, antes atrelada ao operador, agora pode ter financiamento em nome de parentes ascendentes, descendentes e colaterais.
Interessados têm até o dia 5 de setembro para entregar a documentação na sede da Semob.
É necessário apresentar documentação que comprove que o condutor é maior de 21 anos e possui nacionalidade brasileira; tem residência no município de Belém; possui Carteira Nacional de Habilitação na categoria D ou E há, pelo menos, dois anos; apresente Certidão Negativa de Antecedentes Criminais (obtidas nas Justiças Federal e Estadual); comprove aprovação em curso especializado nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); comprove a inexistência de registro de infração de trânsito grave ou gravíssima ou de reincidência de infrações médias nos últimos 12 meses; e apresente atestado médico que comprove estar em condições físicas e mentais para o exercício da atividade de condutor escolar.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte