A Operação Duas Rodas, uma iniciativa do Governo do Estado, que recebe o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Polícia Militar, vem realizando, desde a última segunda-feira, 25, barreiras em diversos pontos de Belém com abordagens em veículos, principalmente motos, para combater denúncias de furtos e roubos, e combater a criminalidade.
A ação teve início em Outeiro, no dia 25, e resultou na apreensão de 15 motos, um caminhão e uma caçamba. Ainda no primeiro dia da operação, a equipe esteve no bairro do Jurunas, pela parte da tarde, onde foram abordados aproximadamente 40 veículos, tendo como resultado a apreensão de dois veículos particulares e 17 motos.
Já na terça-feira 26, a operação se concentrou no bairro do Umarizal, uma média de 60 veículos foi abordada, o saldo da operação foi de uma caçamba apreendida, um ônibus, três táxis, quatro veículos de passeio e oito motos.
Na quarta-feira, 27, a operação “Duas Rodas” aconteceu simultaneamente em três bairros da cidade. Em Icoaraci foram abordados aproximadamente 65 veículos e, deste total, 21 motos foram apreendidas por diversas irregularidades. Já no bairro da Batista Campos foram apreendidos um total de sete veículos. No bairro do Umarizal, a operação se concentrou na Av. Visconde de Souza Franco (Doca), onde foram efetuadas 49 abordagens, culminando com a apreensão de cinco veículos de passeio, dez motos e um semirreboque.
A operação “Duas Rodas” ainda continuou na quinta-feira, 28, no bairro do Telegráfo, no qual abordou 147 veículos, deste total foram apreendidos quatro motos e dois veículos de passeio.
Além da Operação “Duas Rodas” a GMB têm participado de forma efetiva de todas as operações realizadas em Belém e distritos, pelo Sistema de Segurança Pública do Estado.
“As nossas ações estão sendo planejadas de forma integrada, visando minimizar a onda de violência, combater a criminalidade e garantir ao cidadão de bem a segurança. Pedimos a colaboração da população no que se refere a nossa fiscalização em via público, é necessário que ele entenda que a abordagem realizada visa garantir a sua segurança”, afirma o Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, Fernando Queiroz.
Texto: Lucelia Fernandes
Foto: João Gomes / COMUS
Guarda Municipal de Belém (GMB)