Órgãos de trânsito e segurança apresentam esquema para as ações de verão

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) anunciou (foto) na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o início da Operação Verão 2018. Com um efetivo de 8.297 agentes de segurança pública, a operação começa nesta sexta-feira (29) e vai até o dia 31 de julho em 86 localidades, incluindo distritos, municípios e balneários, para prevenir acidentes e combater a criminalidade. A Operação Verão 2018 é realizada de forma integrada com o efetivo especial para a temporada das Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, grupamentos Aéreo e Fluvial (Graesp e Geflu), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai atuar no apoio intensivo na fiscalização das estradas. Guarda Municipal, Secon (Secretaria de Economia Municipal) e Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) também estarão em parceria com o sistema de segurança pública. FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ DATA: 28.06.2018 BELÉM - PARÁ
FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ
DATA: 28.06.2018
BELÉM – PARÁ

A Operação Verão 2018 da Prefeitura de Belém inicia nesta sexta-feira, 29, com ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) em Belém e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. Ao todo, cerca de 140 servidores estarão envolvidos na ação, entre agentes de trânsito, fiscais de transporte, agentes educadores e apoiadores de trânsito.
Em Mosqueiro, aos finais de semana haverá a atuação de 87 servidores da SeMOB, com a presença de agentes na Vila, nas praias do Chapéu Virado, Murubira e Ariramba, Ponte do Cajueiro, avenida 16 de Novembro e Variante. Eles farão trabalho de orientação aos usuários nas vias, interdição e desvio de fluxo onde houver necessidade, e fiscalizações de transporte clandestino e desrespeito às normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como falta de uso do cinto de segurança, excesso de lotação no veículo, pessoas transportadas no compartimento de carga, motociclistas e passageiros sem capacete, uso de celular na direção, transporte de crianças fora dos assentos especiais, mau estado de conservação do veículo, estacionamento irregular, etc.
Aos sábado e domingos, a partir das 10h, o fluxo na orla do Murubira será apenas no sentido Ariramba/Murubira, no trecho entre rua Praiana e rua César Augusto. Para acessar a ilha, o transporte coletivo urbano que faz o trajeto Belém – Mosqueiro terá 16 veículos de segunda a quinta-feira, efetivo que sobe para 31 com o reforço de mais 15 veículos de sexta a domingo, número este que pode ainda ser ampliado, conforme a demanda.
Em Outeiro e Icoaraci o efetivo será de 43 servidores, com atuação em especial na estrada de Outeiro e avenida Nossa Senhora da Conceição em diversos trechos (em Outeiro) e Ruas Siqueira Mendes, Cristóvão Colombo e Manoel Barata (em Icoaraci). O transporte para Outeiro terá 39 veículos regulares de segunda a sexta-feira, número que sobe para 69 aos sábados e domingos, com reforço de mais 30 veículos. A fiscalização da linha hidroviária municipal que faz o trajeto Icoaraci-Cotijuba terá o reforço de 11 agentes de transporte, aos sábados e domingos, de 7h às 21h.
Em Belém, a Operação Verão se concentrará em especial nas vias de entrada e saída da cidade, de sexta a segunda-feira, com foco principal em ações educativas e de fiscalização na avenida Almirante Barroso com Júlio César, Tavares Bastos e Costa e Silva; avenida Pedro Álvares Cabral com avenida Dalva e Tavares Bastos; e avenida Augusto Montenegro com Centenário e Mário Covas.
Segurança – A Guarda Municipal de Belém atuará com um reforço de 200 agentes distribuídos em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. De modo integrado, o efetivo deve fazer rondas e abordagens em toda extensão das localidades.
Todo planejamento operacional foi demonstrado nesta quinta-feira, 28, durante o anúncio da Operação Verão 2018, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Em Mosqueiro, a GMB vai atuar com um reforço de 114 agentes e 14 veículos. No distrito de Outeiro serão 36 homens a mais duas viaturas. Já em Icoaraci, 30 guardas e duas viaturas irão garantir a segurança dos moradores e banhistas da região. Na ilha de Cotijuba, as equipes motorizadas estarão localizadas em pontos estratégicos, no trecho que vai do trapiche até a praia do Vai Quem Quer, com 20 homens e 10 motos.
O trabalho da Guarda Municipal segue normalmente na capital durante o mês de julho, com especial atenção para os logradouros de maior movimento, como o Portal da Amazônia, Complexo do Ver-o-Rio, Praças da República e Batista Campos.
*Colaboração de Thais Veiga (GMB)
Por Esperança Bessa
Fotos: Sidiney Oliveira – Agência Pará