Desde 5h do sábado, dia 8, os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já estarão dispostos nas avenidas Marechal Hermes, Belém e Pedro Álvares Cabral com a avenida Visconde de Souza Franco, para organizar o trânsito e orientar os desvios das linhas de ônibus, que circulam pela avenida Presidente Vargas e Boulevard Castilhos França, por conta da chegada da romaria Fluvial, na Praça Pedro Teixeira (Escadinha), e início da Motorromaria com destino ao Colégio Gentil, na avenida Nazaré.
O percurso da referida romaria é Praça Pedro Teixeira (Escadinha), avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Magalhães Barata, até o Colégio Gentil, entre Trav. 14 de Março e Av. Alcindo Cacela. A imagem Peregrina ficará no Colégio Gentil e só sairá, na tarde do sábado, para a romaria da Trasladação até a Catedral de Belém, na Cidade Velha.
Para garantir a segurança dos participantes da Motorromaria, a Semob fará a interdição temporária da rua Municipalidade com o canal da General Gurjão; avenida Magalhães Barata com a travessa 14 de Março; ruas Aristides Lobo, O’ de Almeida e Manoel Barata com a avenida Assis de Vasconcelos.
Além da avenida Tamandaré com a avenida 16 de Novembro e com a Padre Eutíquio e rua Carlos Gomes com a travessa Padre Eutíquio.
A ação envolverá 28 agentes e é integrada com a Guarda Municipal de Belém, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e Polícia Militar, que interditarão outros trechos.
Pavulagem – A Semob também dará apoio na orientação do trânsito, para garantir a segurança dos participantes do arrastão do Arraial do Pavulagem.
O cortejo sairá da escadinha pela Boulevard Castilho França em direção ao Ver-o-Peso, seguindo pela avenidas Portugal, 16 de Novembro, até à travessa Félix Roque, em frente ao Palácio Antônio Lemos, onde se encerra a manifestação cultural.
“Três agentes em motocicletas farão as interdições, temporariamente, durante a passagem do cortejo, principalmente, nas ruas 15 de Novembro e Padre Champagnat”, explicou o supervisor de Operação e Fiscalização, Elias Jardim.
Desvios – Em atendimento à solicitação da Arquidiocese de Belém, relativa à realização da Motorromaria, e considerando as interdições temporárias das vias que compõem as áreas de concentração (saída/chegada) e, momentânea, das vias que compõem o percurso da romaria, a Semob determinou que todas as linhas que trafegam pela Boulevard Castilhos França, sentido Ver-o-Peso/Avenida Portugal/16 de Novembro; pelas avenidas Presidente Vargas/Nazaré; e que operam pela Pedro Álvares Cabral e pela Governador José Malcher/Assis de Vasconcelos, serão desviadas pela avenida Visconde de Souza Franco, seguindo, posteriormente, a destino.
Os desvios são temporários enquanto durar a concentração, na chegada a Romaria Fluvial, e a realização da Motorromaria e do arrastão do Arraial do Pavulagem.
Texto: Rosângela Gusmão
Foto: Arquivo