Pacientes do hospital Sarah e CIIR aprovam nova sinalização da Arthur Bernardes feita pela Prefeitura

Usuários de transporte público e pacientes atendidos na Rede Sarah Kubitschek e no Centro Integrado de Inclusão e Recuperação (CIIR) ficaram surpresos com a nova sinalização em frente aos locais de reabilitação. Instalação da faixa de pedestre, semáforos e sinalização da ciclofaixa foram implantados na Arthur Bernardes pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Agentes de trânsito e de educação estiveram no local para realizar ação de orientação aos pedestres, aos ciclistas e aos condutores de automóvel e de ônibus, além de motocicleta para obedecerem a nova sinalização, instalada na terça-feira, 6 de junho.

Os ciclistas foram orientados a seguir de forma segura pela ciclofaixa. Já os motociclistas e condutores de carro a respeitarem a sinalização e parar no semáforo, obedecendo à faixa de retenção, existente em ambos sentidos da via.

Orientação – “Orientamos as pessoas a terem mais atenção ao atravessar na faixa de pedestre, esperando o sinal ficar verde para o pedestre, principalmente, os pais, que devem ter mais cuidado na hora de atravessar com as crianças, segurar no pulso delas, colocá-la do lado oposto ao trânsito e atravessar somente com o semáforo de pedestres e sempre olhar para os lados”, explicou o chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, Tatiane Pinheiro.

Durante a ação, a equipe da Semob recebeu o apoio de condutores que passavam no local e de pedestres. Alguns paravam para pedir orientação. “No trânsito devemos respeitar uns aos outros, respeitar as pessoas com deficiência é muito mais que gentileza, é contribuir para o exercício da cidadania, só assim garantimos o pleno direito de todo o cidadão de ir e vir com segurança”, orienta Tatiane Pinheiro.

A dona de casa Flávia Lúcia comemorou a novidade. Ela faz fisioterapia três vezes na semana, no hospital Sarah. “Aqui é um local que vem muita gente, principalmente, pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos, pessoas com muletas e cadeirantes, e é muito difícil atravessar, pois, os condutores não respeitam. Amei a iniciativa. Graças a Deus, agora contamos com faixas e semáforos”.

O militar da reserva Adilson Palhano da Silva, que também faz fisioterapia no Sarah, compartilha dessa opinião. “Foi a melhor coisa colocar esse semáforo aqui, pois, ninguém respeita o pedestre. A fiscalização tem que estar em cima, mas é bom e vai ficar bem melhor ainda”.

Mais segurança – Ediana Aleixo é assistente social e trabalha no CIIR. Todos dias atravessa no local e enfrentava dificuldade na travessia para ir ao trabalho. “Agora com o sinal melhorou bastante, principalmente, para as pessoas com deficiência, pois, nem sempre os motoristas tinham a consideração de parar para que elas atravessassem”, contou.

A dona de casa Júlia Damasceno Cardoso, faz fisioterapia no Sarah e concorda com Ediana. Segundo a dona de casa, té então era horrível atravessar no local. “Agora está ótimo. Melhorou bastante”, disse.

“Ficou muito bom, porque a gente se arriscava muito para atravessar”, disse a dona de casa Sileide Oliveira Silva. Ela estava levando a filha para uma consulta no Sarah e já foi orientada sobre a forma correta e segura de atravessar uma faixa de pedestre conduzindo uma criança.

Texto:

Rosangela Gusmao