Palestras e oficinas marcam a programação de abertura da Semana Nacional do Trânsito nesta segunda,18

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), deu início à programação da Semana Nacional de Trânsito 2023, nesta segunda-feira, 18, no auditório da Federação do Comércio, das 8h às 17h.

Dentro da programação, que se estenderá até o dia 25, agentes de Educação para o Trânsito da Semob farão abordagens a pedestres nas faixas da avenida Senador Lemos com a travessa D. Pedro I, sobre a conduta segura ao atravessar a pista sempre utilizando a faixa de pedestre e no sinal fechado para os veículos. Haverá distribuição de panfletos e adesivos alusivos à campanha.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a semana busca ajudar na conscientização de todos os envolvidos, no dia a dia do trânsito, sobre as condutas seguras no trânsito, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Abertura e parcerias

O evento de abertura contou com a participação de representantes dos órgãos de trânsito municipais de Belém, Marituba, Santa Isabel e Benevides, bem como, do Conselho Estadual de Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

A mesa de abertura presidida pela diretora-superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, contou com a presença do superintendente da PRF, Cassiano Ribeiro Filho, representante do Conselho Estadual de Trânsito, conselheiro Paulo Bentes, e vereador Fabricio Gama, representante da Câmara de Vereadores.

Todos destacaram a importância da união dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito com um objetivo comum: reforçar as ações educativas e sensibilizar a todos que compõem o trânsito (condutores. motociclistas , ciclistas e pedestres) da responsabilidade de cada um em prol de um trânsito mais humano e menos violento.

Importância da educação

A parte da manhã contou com duas palestras que abordaram sobre segurança viária, medidas que podem ser adotadas para evitar sinistros, além da importância de ações de educação para o trânsito, como componente do tripé da segurança viária, juntamente com a engenharia e a fiscalização.

As palestras foram proferidas pelo analista em infraestrutura de transporte do DNIT, Benedito Luís de França, sobre “A realidade do trânsito no Brasil e a Segurança viária”, onde abordou dados sobre sinistros e mortes no trânsito.

A segunda palestra, do coordenador de Projetos e Educação para o Trânsito da Semob, Manoel Pinheiro, abordou “A evolução do trânsito e as ações de Segurança Viária na região Norte”, onde repassou dados sobre sinistros e mortalidades na região Norte.

Soluções tecnológicas

À tarde, os participantes puderam conhecer um pouco sobre o sistema Radar SNE e como essas soluções tecnológicas auxiliam o serviço dos órgãos de trânsito.

A palestra online “Radar SNE-Soluções tecnológicas em sistemas de apoio à gestão de mobilidade urbana” foi ministrada pelo representante do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), Carlos Magno Arantes.

Oficinas – Também foram realizadas duas oficinas: Urbanismo tático e Zona de 30 km/h, quando os participantes fizeram um exercício e propuseram soluções práticas. São intervenções de baixo custo e o grande ganho é o olhar do pedestre.

Zona de 30 km/h – Foram apresentadas soluções para uma área de um hospital e na orla de Icoaraci, na travessa Cruzeiro com a Lopo de Castro. Sugestões, dentre as quais, redutor de velocidade, sinalização horizontal e vertical, melhoria do passeio, estacionamento, com placas educativas já que se trata de uma área turística.

O Urbanismo tático trabalha principalmente com pinturas, que pode ser mudado, sem prejuízos, pois, são pinturas a baixíssimo custo. O uso de grama e sinalização faz com que o local fique atrativo. Dentro desta questão, o olhar alternativo, humanização dos espaços públicos e diversidade de cores e de baixo custo.

Texto:

Rosangela Gusmao