O que você procura?

Pátio de Retenção da Semob atende aos donos de veículos e contribui para ordenar a cidade

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informa que o processo de liberação de veículos retidos em Belém está sendo realizado apenas de forma presencial no Pátio de Retenção da Semob: na Passagem 3 de Outubro, n° 371, no bairro da Sacramenta, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e facultados), de 8h às 17h.

Atenção

Para solicitar a liberação do veículo, é necessário apresentar original e cópia dos documentos pessoais do proprietário ou do representante legal (com procuração particular); 

original e cópia dos documentos do veículo; 

além de ser necessário o pagamento das taxas de remoção e estada (diária), pagamento de multas, se houver, e a regularização de licenciamento do veículo.

Multas

As multas do veículo podem ser consultadas no site da Semob ou diretamente no pátio.

Os boletos referentes à estada e à remoção poderão ser verificados apenas no atendimento do pátio de retenção.

Canais

Pelos canais da Ouvidoria, serão recebidas denúncias sobre infrações de trânsito, como: paradas em frente a garagens, sobre faixas de pedestres, pontos de ônibus, sobre ciclofaixas, em vagas especiais destinadas a estacionamento de idosos e pessoas com deficiência, em local destinado à carga e descarga de materiais e área destinada a embarque e desembarque de passageiros.

Remoção de sucatas

Também serão recebidas denúncias de remoção de sucatas e de veículos em situação de abandono.

Nesses casos, é necessário informar o perímetro onde o veículo se encontra, anexar fotos do veículo, além de informar a placa do veículo (se houver), a cor, o modelo e o tempo aproximado em que se encontra no local.

Este procedimento de denúncia, no caso dos veículos em situação de abandono e sucatas, é necessário para que a Semob possa fiscalizar e notificar a irregularidade; o prazo para a retirada é de 72 horas, sob pena, ao final do prazo, de remoção compulsória. O proprietário terá o prazo de 60 dias, após a remoção do veículo, para retirá-lo do pátio, mediante pagamento de taxas. Caso contrário, o veículo poderá ir a leilão.

Denúncias

As denúncias devem ser feitas por meio Ouvidoria da Semob, whatsapp (91) 98415-4587, pelo e-mail ouvidoria.semob@cinbesa.com.br ou pelo site https://semob.belem.pa.gov.br/.

Colaboração: Amanda Mardock

Texto:

Leonardo Fernandes