Pedestres e condutores recebem orientação educativa sobre nova sinalização iluminada na avenida Senador Lemos

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou abordagens educativas próximo à faixa de pedestre iluminada, localizada na avenida Senador Lemos, entre as travessas Alferes Costa e São Sebastião, em frente à praça e à igreja São Sebastião. Inaugurada na terça-feira, 14, pelo prefeito Edmilson Rodrigues, a faixa de pedestre é um equipamento que visa orientar e promover a segurança na travessia em faixas de pedestres sem semáforo.

A primeira ação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, quando 320 pedestres e condutores foram abordados pelos agentes de educação para o trânsito, orientando e explicando sobre a nova faixa iluminada. O dispositivo é acionado por meio de botoeiras de ambos os lados da via, que liga a uma sinaleira piscante em um totem, localizado na margem da faixa de pedestre.

Travessia segura

Os pedestres foram orientados a acionar a botoeira para a travessia. A sinaleira pisca por 40 segundos. Já os condutores receberam a informação que quando a sinaleira do totem estiver piscando é porque algum pedestre vai atravessar. Panfletos informativos foram distribuídos durante a orientação feita na faixa de pedestre e no semáforo da travessa Ferreira Pena com a avenida Senador Lemos.

Segundo a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET), Tatiane Pinheiro, a ação educativa no local vai ocorrer nesta sexta-feira, 17, e por toda a próxima semana. “Por ser uma novidade em nossa cidade, a faixa iluminada é uma forma de reforçar a segurança dos pedestres, mas também é necessário a atenção dos condutores para o dispositivo quando for acionada a botoeira, desta forma a orientação será intensificada no local com o objetivo de informar aos pedestres e condutores sobre o novo dispositivo e de seu funcionamento”, pontuou Tatiane Pinheiro.

Importante a orientação

Moradores da área e usuários da via aprovaram a novidade, que deverá garantir maior segurança na travessia, e destacaram a importância da ação dos agentes educadores da Semob, no sentido de orientar os pedestres e os condutores quanto ao novo dispositivo.

“É uma coisa muito boa, pois, agora, poderemos atravessar com segurança”, comentou o motorista Edson Souza. Segundo ele, o fluxo é muito grande na travessia naquela faixa de pedestre, principalmente alunos das escolas localizadas no perímetro e frequentadores da igreja São Sebastião. “Como não há respeito dos condutores, o trabalho educativo que a Semob faz aqui é de fundamental importância”, completou.

Mais segurança

“Como sou idosa sempre peço para alguém me ajudar a atravessar. Achei ótima a novidade. Espero que os condutores, principalmente de motos, respeitem e parem na faixa para o pedestre atravessar”, reforçou a artesã Maria das Graças Tavares, também, aprovando a ação educativa.   A dona de casa Maria do Rosário é da mesma opinião. “Não há respeito à sinalização, principalmente, motociclistas, mas a iniciativa é importante, pois nos garante uma travessia mais segura”, pontuou.

As amigas Geane Sarubi, que trabalha na igreja, e a dona de casa Renata Coimbra testaram a botoeira para atravessar, sob a orientação dos agentes de educação, e aprovaram a ação educativa. “Os condutores não respeitam a sinalização e ficamos sacrificadas aqui em frente à igreja, pois eles não param para a gente atravessar”, disse Geane. “A gente só atravessava quando o sinal fechava na outra esquina”, completou Renata.

Condutor informado

Os condutores abordados pelos agentes de educação para o trânsito, orientado sobre o novo dispositivo, aprovaram a iniciativa. O segurança Marcos Viegas considerou a importância da informação. “Agora já tenho conhecimento que devemos parar o carro quando a sinaleira estiver piscando”, enfatizou.

O taxista Arleito Fernandes também considerou importante a abordagem feita pelo agente da Semob. “Agora, a gente já tem a informação sobre o novo dispositivo e que devemos parar quando estiver piscando para o pedestre atravessar”, observou o taxista.

Texto:

Rosangela Gusmao