Penúltimo final semana segue movimentado na saída para as ilhas de Belém

A saída para as ilhas foi bastante movimentada no quarto fim de semana da programação Verão da Gente, que a Prefeitura desenvolve nos distritos, no mês de julho. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) registrou um intenso fluxo de usuários do transporte urbano rodoviário para Mosqueiro e Outeiro e hidroviário para Cotijuba e Combu.

Espera-se que o quinto e último final de semana de julho apresente uma movimentação bem maior, segundo a coordenadora de Transportes Especiais (COTE) da Diretoria de Transporte da SeMOB, Edilma Belém.

Os agentes de transporte da SeMOB, além da fiscalização, promoveram a obediência ao protocolo sanitário da Covid-19, orientando sobre o uso de máscaras e distanciamento físico, nas filas e durante os embarques.

Icoaraci – No sábado, dia 24, desde cedo, as filas foram extensas no trapiche de Icoaraci, na travessia para Cotijuba. De manhã, foram realizadas duas viagens na linha municipal. A cooperativa de barqueiros também teve bastante trabalho, com várias viagens.

A pequena Noemi, no colo da mãe Amanda, era só sorriso e animação. Nem sabia o que estava acontecendo, mas, apreciava a movimentação no embarque. A avó dela, a doméstica Ruth Freitas, se surpreendeu com tanta gente. “Mas, o atendimento foi rápido. A fila fluiu depressa e tudo muito organizado”, disse. Ela e a família foram aproveitar o fim de semana na casa da irmã.

Na manhã do domingo, apesar de intensa, a movimentação foi menor que a registrada no dia anterior, na travessia Icoaraci/Cotijuba. Já no final da tarde, o retorno de Cotijuba movimentou o desembarque no trapiche de Icoaraci.

Mosqueiro – A fila dobrou o quarteirão, logo cedo do sábado, para o embarque no terminal de Mosqueiro, em São Brás. Mas, estava fluindo bem por causa da grande oferta de ônibus.  Uma frota de 36 ônibus atendeu aos usuários neste fim de semana, de sexta a domingo.

A diarista Darcilene Fonseca chegou cedo com a família. Ela tem uma casa em Mosqueiro e se assustou com a fila. “Mas, me tranquilizei quando vi a grande quantidade de ônibus”, disse, aprovando a organização na fila e no embarque.

A movimentação foi tão grande, que até às 10 horas, já haviam saído 36 veículos do terminal de São Brás, transportando um total de 1.440 passageiros.  E foi assim o dia todo, conforme informou o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI) da Diretoria de Transporte da SeMOB, Raimundo Rodrigues Neto. Ele informou que os agentes de transporte orientaram e organizaram a fila e fiscalizaram a oferta de ônibus e os horários de saída.

Os veículos sairam com a capacidade de passageiros sentados. O usuário também teve à disposição o transporte seletivo, com ar condicionado, feito por micro-ônibus. A tarifa é a mesma do ônibus urbano, mas, não aceita meia-passagem e nem gratuidade. O transporte especial não permite passageiro em pé. Ontem, o terminal só teve movimentação no embarque para Mosqueiro até às 11 horas da manhã.

Outeiro – O embarque para Outeiro foi bem movimentado, até às 11 horas no domingo, pela estação São Brás do BRT. Segundo o coordenador Raimundo Neto, a frota de 20 ônibus recebeu um reforço de mais 20. O retorno ocorreu na Avenida Nossa Senhora da Conceição com a rua Franklin de Menezes. Para organizar a fila e o embarque de Outeiro, foram colocadas defensas na área. Essa movimentação aconteceu entre 17 e 21 horas.

Combu – No Terminal hidroviário Ruy Barata, a movimentação intensa começou muito cedo no sábado para a travessia à ilha do Combu e se estendeu até o início da tarde. Até o final da manhã, já haviam atravessado 1.865 pessoas em 73 viagens. No domingo, a movimentação foi bem menor, mas, se intensificou no final da manhã.

A administradora Ediene Almeida aprovou a estrutura do terminal, o conforto e a organização. “É a primeira vez que venho aqui, depois do terminal pronto é a primeira vez que atravesso ao Combu. Estou muito ansiosa para conhecer o lado de lá”, pontuou.

Educação ambiental –O Verão da Gente também é de educação ambiental. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realiza campanha orientando os usuários quanto ao acondicionamento correto do lixo produzido para evitar que seja jogado nos rios e praias de Belém.

“O lixo tem que ser descartado nas lixeiras dispostas nos restaurantes no Combu, como no terminal Ruy Barata”, explicou a coordenadora do Grupo de Fiscalização Ambiental da Sesan, Odair Matos. Ela ressalta, que a campanha é desenvolvida em parceria com a Cooperativa Filhos do Sol e ONG Amigos de Belém. As atividades acontecem ainda em Cotijuba, Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e no Portal da Amazônia, durante todo o mês de julho.

Trânsito – Agentes de trânsito da SeMOB realizaram ações de fiscalização, no pórtico do Outeiro e nos acessos à praia, especialmente, no cruzamento da avenida Nossa Senhora da Conceição, com a rua Franklin de Menezes, para coibir embarque e desembarque demorados e permitir a fluidez do trânsito, em especial, na tarde de domingo, no retorno dos banhistas.

Na orla de Icoaraci, além de dar apoio aos agentes de transporte no embarque para Cotijuba, os agentes orientaram o trânsito para evitar estacionamento em fila dupla e na ciclofaixa, nas proximidades do trapiche, evitando engarrafamentos. Em Cotijuba, organizaram e orientaram o trânsito para evitar congestionamento na orla da ilha. Também na Praça Princesa Izabel, os agentes de trânsito da SeMOB deram apoio na orientação e organização dos acessos ao terminal Ruy Barata.

Em Mosqueiro, além da fiscalização no pórtico, os agentes de trânsito fazem a operação fluidez nas principais vias de acesso às praias, coibindo estacionamento em fila dupla, e orientando o trânsito na Vila, em função da grande movimentação que ocorre no início da manhã e à tardinha, por causa do mercado municipal e das barracas de tapioquinhas.

Texto: Rosângela Gusmão