No começo de agosto, a Prefeitura de Belém divulgou que o elevado Engenheiro José Augusto Affonso, localizado na avenida Augusto Montenegro, começaria a receber serviços de reparos em alguns pontos da pista de concreto do elevado. A previsão de duração dos serviços informada foi de cerca de 90 dias. Desse total, já foram executados 45 dias de reparos.
Por essa razão, foi necessário isolar a pista de concreto de cima do elevado, no sentido Entroncamento/Icoaraci, e desviar o tráfego da faixa de veículos mista para o corredor de pavimento rígido do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). Os veículos são desviados para dentro do corredor do BRT, logo na subida do elevado e saem imediatamente após a descida. Uma canalização na área orienta os condutores para o desvio.
De acordo com a fiscalização da obra, os serviços são pontuais e visam garantir a qualidade da pavimentação e a durabilidade da obra dentro dos padrões exigidos, e não representam custos adicionais à Prefeitura de Belém.
“Como a obra ainda não foi entregue, por completo, é natural o constante controle de qualidade, por isso, solicitamos que a empresa refizesse algumas placas de concreto que não se adequaram ao padrão de qualidade. Agora, estamos garantindo um serviço no padrão e que terá a durabilidade esperada de uma obra desse porte”, avalia o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e fiscal da obra, Eduardo Melo.
Interdição – Dentro desse processo, foram necessárias duas interdições completas no elevado para agilizar a conclusão dos serviços. Uma terceira interdição total será realizada no próximo sábado, dia 21, sendo liberado na segunda-feira, 23, às 6h. Para causar menos impacto no trânsito, o horário de início do bloqueio será a partir das 15 horas, no sábado.
“Esse tempo de dois dias, necessário para execução do serviço, deve-se ao processo chamado de ‘cura do concreto’, período no qual não é recomendável que trafeguem veículos para garantir a qualidade da pavimentação. Em um dia, executamos o serviço e no outro, ele fica na ‘cura’”, detalhou Eduardo.
Depois de liberada a interdição total, os serviços vão mudar para o sentido Icoaraci/Entroncamento da pista de concreto, que também vai ficar interditada, da mesma forma como foi no outro sentido. Nessa última etapa, ainda serão realizadas interdições totais nos dias 26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro.
Trânsito – Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estarão no local no início da interdição e nos horários de pico para garantir a fluidez do tráfego. A SeMOB reforça que a área está toda sinalizada, lembrando ao motorista que é proibido fazer conversão à esquerda, embaixo do elevado.
Quem for flagrado cometendo essa irregularidade, considerada grave, está infringindo o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro, com pena de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Funcionamento BRT – Em virtude do fechamento, o funcionamento do BRT Belém no sábado, 21, será até às 14 horas, com a última viagem saindo do terminal Tapanã às 13 horas. A SeMOB informa ainda que na segunda-feira, 23, a previsão é de que o início da operação do BRT seja a partir das 7 horas, tão logo o elevado seja novamente liberado ao tráfego.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Jaqueline Ferreira
Fotos: Oswaldo Forte