Pista próxima ao terminal Tapanã será interditada para avanço das obras do BRT

• Atualizado há 7 anos ago
76cbee8d-6e5c-41c8-ba89-9f3371727ca2Prestes a ser finalizado, o terminal Tapanã e seu entorno, localizado no cruzamento das avenidas Augusto Montenegro, Mário Covas e Estrada do Tapanã, vai ganhar novo trecho de pavimentação asfáltica e urbanização, para complementar as obras do BRT naquela área. O trecho está com toda via expressa e drenagem concluídas e o terminal está em fase de acabamento interno.
A partir da próxima segunda-feira, 25, para execução da pavimentação da pista no sentido Icoaraci/Belém, será necessária a interdição de um trecho de 400 metros, entre a Academia Lú e a entrada da Estrada do Tapanã. O tráfego será desviado para as pistas do BRT que contornam o terminal Tapanã, com duas faixas: a da esquerda seguirá no sentido Entroncamento e da direita servirá para acesso ao Tapanã. Quem acessar a pista da esquerda sairá da canaleta na altura do conjunto Sideral.
Mapa BRT - Estrada do Tapanã-01
Isso vale também para todas as linhas de ônibus que trafegam pela área, ressaltando que, com o estreitamento da via e a canalização por dentro da pista do BRT, por questão de segurança a parada de ônibus localizada próximo à Estrada do Tapanã será temporariamente desativada. Usuários de ônibus deverão utilizar, então, as paradas localizadas nas proximidades, em frente aos residenciais Verano e Cidade Jardim II.
Os motoristas devem ficar atentos, também, para as obras do Governo do Pará, que estão localizadas na entrada da Estrada do Tapanã e irão se encontrar com esse ponto das obras do BRT. Em virtude da obra do Governo, a entrada da Estrada do Tapanã também estará com pista reduzida, mas será mantida a área de conversão para quem deseja cruzar a Augusto Montenegro e acessar a avenida Mário Covas, incluindo linhas de ônibus e caminhões.
O serviço deve durar em torno de 20 dias. Além de pavimentação, também serão construídas as calçadas, ciclovia e finalizadas as saídas de drenagem, além de toda urbanização no trecho.
Obra – Além desse ponto, as equipes do Consórcio BRT Belém estão trabalhando na urbanização do canteiro na entrada da avenida Mário Covas; na terraplenagem e na pavimentação asfáltica próximo ao condomínio Pedro Teixeira, também na avenida Mário Covas; e nas estações do segundo trecho, entre Independência e Tapanã, que estão em fase acabamento e recebem piso tátil.
No terceiro trecho, do Tapanã a Icoaraci, estão em execução a terraplanagem e concretagem do último trecho da pista expressa, além da instalação de piso do Terminal Maracacuera e acabamentos internos. Cobertura e fechamento laterais do terminal já foram instalados. As cinco estações desse trecho estão com estrutura metálica erguida e aguardam cobertura e fechamento.
No viaduto, a primeira fase do rebaixamento está em finalização. No trecho da interdição, o Consórcio BRT estima concluir as atividades em 20 dias, liberando o tráfego. Após esta liberação será realizado a mudança do fechamento da via para o outro sentido da Avenida Independência com prazo de execução aproximadamente em 60 dias, finalizando o rebaixamento da avenida Independência. Também estão sendo executados os serviços de meio fio e sarjeta nessa área.
*Com informações da Ascom/Semob

Por Jaqueline Ferreira
Arte: Ademilton Jr.

Veja também