Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Plantio de árvores na Augusto Montenegro marca a nova etapa de obras do BRT

58339_160618Como  medida de compensação ambiental, em decorrência da primeira fase de obras do Bus Rapid Transit (BRT), a prefeitura de Belém, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb), realizou o plantio de 54 mudas de árvores no entorno do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, na tarde desta sexta-feira, 19.

Ao todo serão plantadas 300 árvores das espécies Mangueira, Pau-Preto, Pau-Brasil e Ipê, que medem entre 1,5 e 2 metros de altura. A previsão é que até o final do mês pelo menos 180 já estejam plantadas.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, determinou que a cada árvore retirada da Avenida Augusto Montenegro, sejam plantadas mais três, para garantir uma cidade mais arborizada, como explica o secretário de Urbanismo, Adinaldo Oliveira. “Ao longo do trecho Mangueirão – Entroncamento  foram suprimidas 220 árvores, então vamos plantar 670 novas mudas. Resolvemos começar pelo Mangueirão, até para não atrapalhar as obras e o local estava precisando para melhorar  o clima.”

À medida  que as obras forem concluídas, outras 336 mudas serão plantadas para fazer parte do paisagismo do BRT Augusto Montenegro.

A prefeitura, junto com o Consórcio BRT Belém, está trabalhando com três frentes de serviço em andamento: a nova drenagem da Avenida Augusto Montenegro, o terminal Mangueirão e a obra da pista do BRT, que também começou nesta sexta-feira. Na sequência vêm as outras etapas.

“Já queremos começar, na próxima semana, a estação Transcoqueiro. A elaboração do projeto não para e boa parte desta primeira etapa está bastante avançada”, pontuou Cláudio Soares, gerente do Consórcio.

A previsão é que até o início de 2016 o trecho Mangueirão – Entroncamento seja concluído.

 

Texto: Priscylla Gester
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Redes Sociais