População de Águas Lindas recebe serviços de emissão dos cartões Passe Fácil neste sábado, dia 25

A população do bairro Águas Lindas, em Belém, terá acesso aos serviços de emissão de cartões Passe Fácil (meia-passagem, Senior, Especial) e credencial de vaga para estacionamento de idoso e PCD. Na manhã deste sábado, 25, de 8 às 12 horas, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizará a ação Semob Itinerante, na Escola Municipal Parque Bolonha, no bairro de Águas Lindas, das 8h às 12h.

A mobilidade e os serviços diretos ao cidadão são priorizados pela Semob, nessa ação que visa aproximar os serviços da autarquia das comunidades que carecem desse tipo de atendimento. Os serviços são coordenados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário da Semob (Coau) com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

“A descentralização dos serviços Passe Fácil atende principalmente aqueles usuários que, por algum motivo, não têm disponibilidade de deslocamento ao posto na Aldeia Cabana, facilitando o acesso e garantindo um direito garantido do cidadão”, pontuou a coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição.

Saiba quais os documentos necessários

Para solicitar a 1ª via da meia-passagem, o estudante tem que apresentar original e cópia de documento de identificação, como RG, CNH ou CTPS. Se for menor de 18 anos e não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento. Também é necessário original e cópia do comprovante de residência e CPF e uma foto 3×4.

Para a 2ª via, além dos documentos citados acima, é necessário acrescentar a declaração de matrícula da escola, com validade de 30 dias e o boletim de ocorrência policial ou o cartão danificado. Ressalta-se que é obrigatória a presença do aluno para que seja realizada a biometria tanto para a 1ª, quanto para a 2ª via da meia-passagem.

Passe Especial – Para a 1ª via do cartão será realizado apenas o agendamento da perícia. Já para a 2ª via, são necessários o original e cópia de documento de identificação, como RG, CNH ou CTPS. Se for menor de 18 anos e não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento.

Também é necessário original e cópia do laudo médico (contendo o CID da patologia, assinatura e carimbo médico), original e cópia do comprovante de residência e CPF, duas fotos 3×4, além do boletim de ocorrência ou o cartão danificado.

Passe Sênior – Para as 1ª e 2ª vias do Passe Sênior é necessário apresentar original e cópia de documento de identificação, como RG, CNH ou CTPS, original e cópia do comprovante de residência e CPF e uma foto 3×4. Para a 2ª via é preciso acrescentar aos documentos o boletim de ocorrência ou o cartão danificado.

Credencial de estacionamento para idosos e PCDs – Quem estiver interessado na emissão de credencial de estacionamento para as vagas especiais deve apresentar original e cópia de documento de identificação, como RG, CNH ou CTPS, original e cópia do comprovante de residência, do CPF e do CRLV do veículo. Para pessoas com deficiência deve ser apresentado também o laudo médico.

Já para a 2ª via, além dos documentos citados, é necessário acrescentar o boletim de ocorrência policial ou a credencial danificada.

Texto:

Rosangela Gusmao