Encerra nesta quarta-feira, 21, o prazo para mototaxistas classificados como inaptos na primeira fase do processo licitatório para a prestação de serviço de mototáxi entrarem com recurso junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). Dos 1.509 inscritos, 1.082 inaptos estão com alguma pendência documental e têm até amanhã para se regularizar e tentar uma vaga para a segunda etapa do processo.
A Prefeitura de Belém disponibilizou 2.800 vagas para esta nova licitação de mototáxi e todos os interessados em operar de forma regular no sistema deveriam participar da licitação, sejam eles novos interessados no serviço, mototaxistas que já atuam de forma clandestina e que estão em busca de regularização ou mesmo os mototaxistas legalizados cujos contratos já encerraram ou estão em vias de se encerrar pelos próximos meses. A primeira etapa consistiu na abertura do envelope com documentos pessoais e apenas 427 foram considerados aptos a passar automaticamente à segunda fase, de abertura do segundo envelope com documentos do veículo. Findada a parte dos recursos nesta quarta-feira, os realizadores do certame acreditam que este número de aptos deverá aumentar.
“Lembrando que como há mais vagas disponíveis do que candidatos, eles não estão mais concorrendo entre si, e basta que o candidato apresente todos os documentos exigidos de forma correta para passar à segunda etapa, de abertura do envelope 2, de documentos do veículo”, completa Gilberto Barbosa, diretor geral da SeMOB.
A listagem com os nomes foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 15 de fevereiro e disponibilizada no site da SeMOB (www.belem.pa.gov.br/semob) e na própria sede do órgão, sendo que nessas duas últimas opções é possível ter acesso inclusive a quais foram as pendências que deixaram alguns candidatos inaptos. Quem quiser recorrer deve protocolar a documentação correta na SeMOB (Av. Júlio César, 1026-A), no horário de 8h às 14h, até o dia 21.
Após a fase de recursos será divulgada a listagem final dos aptos a participar da fase de abertura do envelope 2, o que deve ocorrer até o início de março. Quando todo o processo for concluído, a SeMOB fará os cálculos de quantas vagas ficaram abertas e, como em processos anteriores, deverão ser abertos novos certames até todas as vagas serem preenchidas.
Por Esperança Bessa
Foto: João Gomes
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu