Obras de requalificação com sustentabilidade transformarão a avenida Senador Lemos

“Há muito anos que a Senador Lemos não recebe esse tipo de obra. Vai trazer benefício pra nós comerciantes, moradores, crianças e todo mundo que passa por aqui. Vai ser muito bom ter uma ciclofaixa. Ainda não tinha visto uma obra assim aqui. Com a nova gestão do prefeito Edmilson Rodrigues é bom ver essa obra”, afirma José Galvão, 51, que há 25 anos possui um comércio em frente à Praça São Sebastião sobre o projeto da Nova Senador Lemos.

Pedestres, motociclistas, motoristas, ciclistas e comerciantes que passam e utilizam diariamente a avenida Senador Lemos serão beneficiados com a obra de requalificação da avenida Senador Lemos, umas das principais vias da capital paraense, que será executada pela Prefeitura de Belém.

Nesta segunda-feira, 11, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a ordem de serviço para o início das obras, começando pelo trecho entre a travessa Alferes Costa e avenida Doutor Freitas. As fortes chuvas que caíram na cidade no final da manhã acabaram por adiar o início das obras para esta terça-feira, 12, quando terá alteração no trânsito.

Requalificação por etapas

O projeto da Nova Senador Lemos integra obras de pavimentação, implantação de ciclofaixas, arborização, sinalização, modernização da iluminação pública, calçamento e outras intervenções. A obra está orçada em cerca de R$ 16 milhões.

No ato de assinatura da ordem de serviço, o prefeito informou que a requalificação da avenida, que tem 4,5 km de extensão, terá intervenções divididas por fases.

“A drenagem profunda será toda refeita para que o novo asfalto seja feito de ponta a ponta, em quase 5 quilômetros da avenida Senador Lemos. Não será uma operação de recapeamento, será uma operação de reasfaltamento, dando caráter ecológico à avenida, com faixas verdes, iluminação artísticas para valorizar monumentos, ciclofaixas, caramachões e parada de ônibus”, explica Edmilson Rodrigues.

O prefeito destaca que Belém ganhará o primeiro anel cicloviário com 20 km de extensão, sendo 10 km de ida e 10 km de volta e que permitirá uma grande circulação de ciclistas pelo espaço, lingando as avenidas Visconde de Souza Franco e Doutor Freitas.

Regularização Fundiária e Sustentabilidade

Também foi anunciado pelo prefeito Edmilson Rodrigues que a Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem) realizará um estudo em todo o entorno da avenida Senador Lemos, para que moradores possam exercer o direito de ter o título de propriedade definitivo.

A nova Senador Lemos também ganhará ecopontos, faixas verdes, projetos de praças, novas paradas de ônibus e espaços de convivência.

Além disso, a iluminação pública em toda extensão da avenida será modernizada com lâmpadas em LED, que permite maior luminosidade em todo o trecho.

“Vai beneficiar a gente que mora aqui. Mas vai ser bom também para as pessoas que passam por aqui”, releva a dona de casa Maria Iranil da Silva, 70, moradora da travessa Perebebuí.

As obras da Nova Avenida Senador Lemos são coordenadas pela equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, mas contam com o apoio e recursos de outros órgãos municipais como das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também integra o projeto.

Os bairros do Umarizal, Telégrafo, Sacramenta e Barreiro serão impactados positiva e diretamente pelas obras de revitalização da Senador Lemos.

Reconstrução da pavimentação

Em vários pontos da avenida Senador Lemos é perceptível pontos de alagamentos históricos, mas, a partir do serviço de drenagem e reconstrução do asfalto, a previsão é que esse problema seja sanado.

“Há trechos que precisam ser drenados e vai feita a nova pavimentação. Será tirado todo o asfalto e outro será recolocado. É um projeto estruturante para a cidade”, destaca a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim.

Ela ressalta que novas equipes foram distribuídas para ampliar o serviço de revitalização asfáltica na cidade e beneficiar mais bairros e distritos da capital.

Texto: Joyce Assunção

Foto: Mácio Ferreira