A Prefeitura de Belém é uma das realizadoras do Círio 2022. Para o governo municipal, o Círio de Nazaré, além de ser uma festa católica, é a mais importante festa, é o mais importante evento turístico, cultural e econômico da Metrópole da Amazônia, da querida Belém do Pará. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, leva mensagem do Círio à população, por meio de vídeo que está no ar nas redes sociais e no Youtube da Prefeitura de Belém, e na TV.
Desse modo, ele destaca que a Prefeitura se sente motivada a dar total apoio à realização dessa grande festa. “Por isso, envolvemos todas as nossas secretarias, em especial a de Urbanismo (Seurb), que foi responsável pela belíssima iluminação, recuperação do passeio público em todo o ‘caminho de Nazaré’, que vai da Igreja da Sé até a Basílica Santuário. Ao mesmo tempo, a recuperação asfáltica, comandada pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan)”, ressalta o prefeito.
Além disso, Edmilson Rodrigues frisa que é necessário prover um atendimento especial à saúde no Círio, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Porque muitos romeiros são acometidos pela emoção ou pelo desgaste físico”.
A Defesa Civil Municipal é outro órgão importante. “E estamos mobilizando algumas milhares de pessoas para atuarem como voluntárias, devidamente treinadas, e com um apoio material de alimentação, transporte, formação técnica e apoio financeiro para que situações de riscos sejam amparadas”.
Ainda nesse período, a Prefeitura de Belém se preocupa também com a segurança. “Ela deve ter uma atenção especial, por conta do número grande de turistas, de modo que a Guarda Municipal atuará com contingente grande e com um trabalho de inteligência, com monitoramento eletrônico, por meio de uma base com câmeras instaladas no ‘Caminho de Nazaré’, para visualizar qualquer tentativa de assalto e acionar, via rádios, para conter e evitar atos de violência”.
Após dois anos sem a procissão oficial do Círio de Nazaré nas ruas, em 2022, nas estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Quadra Nazarena pode atrair diretamente 50 mil turistas de fora do Pará.
O prefeito de Belém coloca que, previamente, toda a sinalização para o Círio tem que ser feita. Com isso, vias alternativas têm que ser criadas e feitas com base na engenharia de trânsito, onde a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) é a autoridade municipal.
E muitos trabalhadores do mercado informal buscam alternativas de renda e isso não pode ser feito no caos. “Então, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) entra para organizar, cadastrar e garantir que haja um trabalho digno para essa pessoa. A projeção é de que R$ 100 milhões sejam injetados na economia local durante o Círio, segundo o Dieese-PA e a Setur.
Tudo isso, naturalmente, enfatiza o prefeito da capital paraense, somadas às ações de educação e culturais, que envolvem a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). “E não é possível pensar no Círio sem também pensar na comunicação trabalhada pela Coordenadoria de Comunicação Social (Comus)”, realça.
Por fim, o prefeito de Belém, afirma que tudo isso tem como eixo central a alavancagem do turismo de Belém. Nesse sentido, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur) cumpre um papel importante.
A Belémtur atua criando sete postos de informações turísticas em pontos estratégicos da cidade como no aeroporto, no Ver-o-Peso e outros locais, para que alguém que chegue para conhecer a cidade, acesse a internet e procure a Belémtur e a Prefeitura de Belém, e possa ter todas as informações necessárias sobre os eventos da igreja e os eventos que fazem parte da festa do Círio. Então, este é um trabalho sério que o governo que ama Belém e que ama a nossa gente, o nosso povo, vem desenvolvendo”, finaliza o prefeito da capital paraense.
Confira todas as matérias do Círio 2022 produzidas pela Prefeitura de Belém aqui.
Texto: Cleide Magalhães
Colaboração: Victor Miranda
Foto: Arquivo