Na tarde deste domingo, 30, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em comunicado nas redes sociais, determinou o início imediato de uma força-tarefa para cumprimento do Decreto nº 105.404, de 18 de outubro de 2022, que suspende a cobrança da tarifa das linhas de ônibus, municipais e metropolitanas gerenciadas pela Prefeitura de Belém no 2° turno das eleições.
O prefeito informou que já comunicou ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário (Setransbel) para o devido cumprimento do decreto.
Atuação conjunta GMB e Semob
Os agentes logo foram para as ruas. A força-tarefa reúne agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GMB) atua em cinco pontos estratégicos de fluxo de veículos coletivos na cidade.
Os pontos são: Terminal do Mangueirão – avenida Augusto Montenegro; avenida Almirante Barroso – esquina com a Perebebuí e Humaitá; São Brás – avenida José Bonifácio – em frente ao Berço de Belém; Barão de Igarapé-Miri -em frente à escola Padre Leandro; e Universidade Federal do Pará (UFPA) – avenida Augusto Corrêa no 1° portão.
Caso sejam flagradas irregularidades ou descumprimento do decreto municipal, as empresas serão autuadas pela Semob.
A superintendente da Semob, Valéria Borgues, reforça que a ação integrada ocorre nos principais corredores de Belém na fiscalização da prestação de serviços. E reforça que, sendo observadas algumas falhas, os veículos são autuados.
“Não podemos esquecer do exercício da democracia e do direito ao voto dos eleitores. Essa operação da garantia do passe livre é crucial para este momento da nossa Democracia”, afirma a superintendente.
Ao todo, a GMB mantém com 20 guardas municipais dos grupamentos táticos para realizar a segurança dos agentes de trânsito da Semob.
Além disso, a GMB atua com 284 guardas municipais em 29 escolas da rede municipal de Belém, que estão funcionando como sessões eleitorais, na capital e nos distritos de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e ilha do Combu.
lhas de Belém – Os agentes também estão patrulhando com motos e viaturas nas proximidades dos locais de votação durante todo o pleito. As margens e furos da ilha do Combu contam com o serviço de segurança fluvial da Inspetoria Especial de Ações Táticas (Ieat).
Texto: Joyce Assunção
Colaboração: Thais Veiga
Colaboração: Rosângela Gusmão
Foto: Ascom/Semob