Prefeito Edmilson Rodrigues reúne várias secretarias para tratar da recuperação do centro histórico de Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reuniu secretários municipais na tarde desta terça-feira, 17, no Gabinete Municipal, para traçar ideias e estratégias visando à preservação e recuperação do centro histórico da capital, por meio de reabilitação do patrimônio histórico.

Participaram do encontro o vice-prefeito Edilson Moura, além dos gestores ou representantes das secretarias de Urbanismo (Seurb), Gestão e Planejamento (Segep), Habitação (Sehab), da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Belemtur, Projetos Especiais e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Patrimônio

Durante a reunião, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou o esforço da Prefeitura em recuperar o patrimônio histórico da cidade, e citou o Mercado de São Brás, o Palacete Pinho e o Palácio Antônio Lemos.

“Estamos com um esforço, como em São Brás, onde conseguimos uma operação de crédito. Não é centro histórico, mas não deixa de ser uma área histórica expandida da cidade. No centro, estamos com o Antônio Lemos, que atingiu mais de 50% dos avanços do serviço. E tem o Palacete Pinho, que já está em trabalho de restauro, e que será o grande Palacete de todas as manifestações artísticas, para formar nossas crianças e adolescentes nas áreas das danças e músicas”, comentou Edmilson Rodrigues.

O gestor municipal ressaltou que é o momento de olhar para o centro histórico da capital e lembrou que o Governo Federal também está disposto a ajudar Belém. “Precisamos sistematizar o que decidiremos e levar a Brasília. Estamos em um momento bom com o Governo Federal”.

Essa sistematização será concluída nos próximos dias, num projeto geral que reunirá as principais demandas e reivindicações a ser negociadas com o governo do presidente Lula.

Projeto

O vice-prefeito Edilson Moura, que foi secretário de estado de Cultura do Pará, entre os anos de 2007 e 2010, lembrou do Projeto Viva Cidade, de 2008, do governo estadual.

O projeto visava uma política de preservação e reabilitação do patrimônio cultural paraense nos bairros da Cidade Velha e Campina. Toda a concepção do projeto foi apresentada durante a reunião hoje e pode ser usada como base para a recuperação da área que a Prefeitura visa promover.

Texto:

Victor Miranda