Prefeito entrega obras de saneamento no Tenoné no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho

O sorriso estampado no rosto da aposentada Emília Lima, de 60 anos, confirma a felicidade de ver a rua da Quinta Linha, no bairro do Tenoné, via onde reside há 12 anos, completamente revitalizada.

A obra realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), será entregue neste domingo, 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues.

A iniciativa vai abrir a programação do Mês do Meio Ambiente da Prefeitura de Belém. Ela segue até o dia 26, com a promoção de atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

“A rua está uma maravilha – Agora posso andar a pé, sem me preocupar com lama. Sempre tive esperança de ver a minha rua assim, escolhi morar aqui e agora não tenho dúvidas que fiz a escolha certa”, comentou a aposentada.

Antes das obras realizadas pela Prefeitura de Belém, a rua da Quinta Linha não possuía  nenhum tipo de saneamento. A lama, o mato e o lixo tomavam conta de toda a extensão da via, lembra o comerciante Adielson Monteiro, de 40 anos, que é proprietário de um estabelecimento na esquina da rua.

“Era muito difícil sair nessa rua. Lembro que tinha lama, muito lixo, buraco, quando chovia não dava para andar. Era feia a situação”, lembrou.

Obra – Os serviços em uma das principais ruas do bairro do Tenoné iniciaram-se no mês de fevereiro deste ano. A Quinta Linha, entre os trechos da rua das Laranjeiras até o Clube dos Rodoviários, foi completamente revitalizada, contemplando mais de 400 metros de via estruturada.

Pastor de uma igreja localizada na via, Jeferson Pinheiro, de 42 anos, ressaltou o benefício que a obra vai trazer para a comunidade da área. “Era muito difícil o tráfego nessa região. Agora,  para as pessoas andarem por aqui, está bem melhor. A chegada do asfalto vai beneficiar muita gente, até o acesso à igreja vai melhorar”, comentou.

Drenagem profunda – As obras fazem parte do Programa de Saneamento Básico Belém Bem Cuidada, executado pela gestão municipal. Foram investidos R$ 1.862.221,28 na via, que passa a contar, a partir de agora, com um novo sistema de drenagem profunda de 640 metros de extensão, nova pavimentação asfáltica, sinalização vertical e horizontal, construção de 800 m² de novas calçadas, meio fio e sarjeta, além de nova iluminação.

O comerciante Adielson Monteiro destacou as melhorias feitas. “Agora tem faixa de pedestre, sinalização completa. Agora vivemos uma realidade diferente, com ela sinalizada e com asfalto. Finalmente o saneamento chegou”.

As obras de urbanização foram feitas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e o paisagismo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com a construção de 800 m² de novas calçadas, meio-fio e sarjeta, um investimento total de R$1.862.221,28.

O serviço conta ainda com a manutenção do sistema de iluminação pública na via pela Seurb. E a sinalização horizontal e vertical nos 400 metros da via foi feita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Neste domingo, 5, o serviço será entregue às mais de 300 famílias que vivem na área e entorno, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues.

Texto: Victor Miranda

Foto: Marcos Barbosa/Comus