Prefeitura alerta veranistas de Icoaraci e Outeiro sobre medidas de segurança no trânsito

• Atualizado há 1 ano ago

É comum os veranistas cometerem alguns excessos no trânsito após o dia relaxando na praia. O consumo de álcool, o excesso de velocidade, o uso do celular ao dirigir, não usar os equipamentos de segurança e a falta de atenção, são causas frequentes de sinistros de trânsito, especialmente durante o período de veraneio.

Para conscientizar os condutores quanto à direção segura, a Prefeitura de Belém recrutou agentes de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) visando uma série de ações educativas no sábado, 15, na orla de Icoaraci e no domingo, 16, na Praia Grande, em Outeiro. As ações de orientação fazem parte da programação de Verão 2023.

Icoaraci – Na noite de sábado, a equipe de agentes de educação para o trânsito percorreu a orla da Vila Sorriso (Icoaraci) para conscientizar e orientar os visitantes e moradores sobre a valorização da vida de todos os envolvidos no trânsito. Ao todo foram 360 abordagens realizadas.

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, Tatiane Pinheiro, explicou que esse tipo de ação é importante neste período de veraneio, porque “alerta as pessoas sobre a valorização da vida, além de chamar a atenção dos condutores, em especial, sobre formas de reduzir a estatística de sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica e falta de atenção no trânsito”.

Outeiro – No período das 8h às 12h, deste domingo, a equipe percorreu toda a extensão da praia e resultou em 420 abordagens junto aos banhistas na ilha de Caratateua (Outeiro).

Além disso, os agentes de educação da Semob também distribuíram adesivos e material informativo com dicas e regras de segurança no trânsito para enfatizar a importância da empatia, do respeito e do cuidado com todas as pessoas que compõem o trânsito, seja condutor, seja motociclista, ciclista ou pedestre.

Segundo o Coordenador de Projetos e Educação para o Trânsito da Semob, Manoel Pinheiro, “a ação foi realizada na Praia Grande de Outeiro, por causa da intensa movimentação de banhistas. Um lugar onde a diversão das pessoas, muitas vezes, envolve o consumo de álcool, que resulta em falta de atenção, podendo colocar em risco a vida de todos os que estão envolvidos no trânsito”.

Texto:

Amanda Mardock

Veja também