Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura apoia retorno do Arraial do Pavulagem às ruas de Belém neste domingo, 12

As famosas fitinhas coloridas tomaram conta de toda Praça da República, descendo pela av. Presidente Vargas até à Praça dos Estivadores neste domingo, 12. As mãos da multidão balançando o chapéu de palha colorido marcaram a retomada do tradicional Arrastão do Pavulagem, após dois anos sem a tradicional festa popular que anima a capital no mês de junho, impedido pela pandemia da covid-19. 

O retorno do arrastão, também comemora os 35 anos da festa, que é uma das uma das grandes expressões culturais paraenses.

Com o tema “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem” a organização do evento pensou em cada detalhe para acolher e oferecer aos participantes, que se concentraram desde às 8h na Praça da República para a saída do Arrastão do Pavulagem.

“É uma felicidade muito grande. Quando chegamos aqui choramos. Tô emocionada de está aqui com todas essas pessoas e meus amigos. Eu só tenho que agradecer, pois é muita emoção”, contou a pensionista, Círia Albuquerque, 53 anos, que participou na comissão de frente, como uma das porta-estandartes do Arraial.

Integração de ações e serviços municipais 

Para incentivar o movimento cultural, a Prefeitura de Belém proporciona ações integradas das secretarias municipais, durante o período do festejo, desde a infraestrutura à segurança.

Na área da limpeza urbana a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) viabiliza o serviço de varrição das vias e praças, que fazem parte do percurso do Arraial do Pavulagem, antes e depois do evento.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) apoia com a organização do trânsito pelas ruas do percurso do cortejoe seu entorno.

Já a Guarda Municipal de Belém reforça a segurança, acompanhando, cortejo na praça com viaturas, motos e rondas a pé, a fim de assegurar tranquilidade aos milhares de participantes do arrastão cultural.

O presidente da  Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, explica que a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, garante o apoio ao Arraial do Pavulagem. “Nós cuidamos não só da organização em relação à praça, mas também na infraestrutura para que essa magnífica manifestação cultural possa ser realizada”, ressalta.

Retorno muito aguardado – Para muitas famílias a retomada das manifestações culturais na cidade sinaliza um novo momento  cultural e sentimento de renovação.

Foi o que expressou a cabeleireira, Marta Marinho, 61. “Esse é um momento muito bom. Passando dois anos sem sair de casa e agora ver e sentir essa alegria toda é muito bom. Tá muito bonito. Pretendo participar de todos os domingos”, informou, sorridente.

A família Almeida esperou por esse encontro cultural na Praça da República nos domingos de junho. A professora Sheila Almeida há pelo menos dez anos participa do Arrastão do Pavulagem com as irmãs  Benedita e Simone Almeida.

“É uma emoção muito grande ver o povo nas ruas depois de dois anos de pandemia nessa manifestação cultural muito importante pro paraense. Pra gente é maravilhoso estar aqui novamente. O povo precisava dessa volta, pois ficamos muito tempo em casa por causa da pandemia”, afirmou Sheila.

Recepção do Mastro – Antes da realização do primeiro Arrastão do Pavulagem deste ano, no dia 9 de junho brincantes iniciaram a celebração na recepção do mastro, com chegada na Escadinha do Cais do Porto, no centro da cidade, direcionado à Praça dos Estivadores.

Programação – Os próximos arrastões ocorrem nos dias 19 e 26 de junho e 3 de julho, com concentração às 8h, na Praça da República, saindo pela av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno.

Texto: Joyce Assunção

Foto: Joyce Ferreira

Redes Sociais